Outlier: Quem são as pessoas com essa característica?

Mulher de cabelo cacheado usando terno
Entenda como profissionais “outliers” podem alavancar uma empresa (Foto: Reprodução/Freepik)

Você já ouviu falar no termo “outlier”? É uma palavra da língua utilizada no mundo corporativo para se referir a um determinado tipo de profissional.

Uma “pessoa outlier” tende a se destacar no mundo corporativo e atrai os olhares do departamento de Recursos Humanos.

Para entender o que é uma “pessoa outlier” e identificá-la no ambiente de trabalho, é necessário entender o significado do termo e sua aplicação no ambiente profissional.

Neste artigo, você compreenderá o que é outlier, como a palavra se popularizou no mundo corporativo, além de dicas para se tornar uma “pessoa outlier”.

O que é Outlier?

Segundo o dicionário de Cambridge, a palavra outlier significa “uma pessoa, coisa ou fato que é muito diferente das outras pessoas, coisas e fatos”.

Podemos traduzir para o português como um “ponto fora da curva” ou “fora de série”. Ou seja, uma “pessoa outlier” pode ser definida como alguém que se destaca e tem um grande impacto no ambiente em que trabalha.

Popularização do Termo

Um dos responsáveis pela popularização do termo é o jornalista britânico Malcolm Gladwell, colunista da revista norte-americana The New Yorker.

Em 2008, ele publicou o livro “Outliers: The Story of Success”, que em português foi lançado como “Fora de série – Outliers: Descubra por que algumas pessoas têm sucesso e outras não”. Na obra, ele analisa o que faz com que algumas pessoas atinjam altos níveis de sucesso.

Gladwell afirma que o talento não é o único fator responsável para fazer com que algumas pessoas se destaquem e que na verdade há uma combinação de esforço e oportunidade.

Para reforçar sua tese, ele analisa Bill Gates, The Beatles, Christopher Langan, J. Robert Oppenheimer, entre outros nomes populares nas suas áreas de atuação.

Ele ainda apresenta no livro a regra das 10 mil horas. Segundo a teoria do jornalista, uma pessoa só é capaz de se tornar extraordinária em algo após dedicar mais de 10 mil horas praticando aquilo.

Desse modo, Gladwell defende que é possível se tornar uma “pessoa outlier”, desde que você dedique tempo naquilo em que você deseja ser extraordinário.

Quais são as características de uma pessoa outlier?

Para identificar se uma pessoa pode ser considerada “outlier”, é preciso ter em mente não apenas o significado do termo, mas também as características atreladas a ele.

Há diversos pontos que podem ser destacados em um perfil outlier, podendo variar de acordo com a área de atuação. A seguir, vamos listar algumas características que podem ser observadas dentro do ambiente corporativo.

Determinação

Uma “pessoa outlier” demonstra determinação para alcançar seus objetivos. Dificilmente, um profissional conseguirá se tornar excepcional naquilo que faz se não houver dedicação e tempo suficiente para desenvolver suas habilidades.

Enquanto muitas pessoas desistiriam ou se sentiriam desestimuladas ao enfrentarem obstáculos, os outliers encaram os desafios com resiliência e perseverança.

Habilidade

Geralmente, um outlier possui habilidades extraordinárias, realizando tarefas com agilidade, precisão ou facilidade. Isso não quer dizer que ele será bom em tudo, afinal é impossível que um profissional seja perfeito.

Também não quer dizer que ele nasceu com determinados talentos. Pode ser que já existia uma facilidade em realizar alguns tipos de tarefas, mas o que torna a pessoa excepcional é o tempo de dedicação que ele destinou para aprimorar ainda mais suas habilidades.

Desejo de aprender

O outlier não é uma pessoa arrogante, que acha que já é bom suficiente e sabe de tudo. Pelo contrário. Uma pessoa outlier reconhece que sempre tem algo novo a aprender e está aberto a expandir seus conhecimentos.

Inovação

Outra característica de um outlier é sua capacidade de inovação. As pessoas outliers têm criatividade para encontrar soluções para problemas complexos. Elas estão dispostas a encarar novos desafios e fazer descobertas para pensar fora da caixa.

Colaboração

Por mais excepcional que o profissional seja, a pessoa outlier não é necessariamente individualista e precisa trabalhar sozinha.

O outlier reconhece a importância do trabalho em grupo e está disposto a considerar os conhecimentos de outros profissionais, além de contribuir com suas próprias habilidades.

Quais são as vantagens de ter um “outlier” na empresa?

Como já mencionado, o termo “outlier” não é exclusivo do mundo corporativo e pode ser aplicado em diversas áreas, incluindo esportes e artes. Mas no ambiente profissional, ter pessoas outliers significa ter profissionais excepcionais que podem trazer diversos benefícios para a empresa.

Confira a seguir algumas vantagens:

Melhorar resultados

Com todas as possíveis habilidades que uma pessoa outlier pode ter, provavelmente o desempenho desse profissional terá um grande impacto nos resultados da empresa. Dependendo da área de atuação do outlier, seja na comunicação, estratégica ou setor comercial, a organização poderá ter resultados efetivos na produtividade.

Com a ajuda de pessoas outliers, as empresas podem desenvolver estratégias inovadoras e impulsionar o crescimento a longo prazo. Os profissionais com esse perfil também podem ajudar a empresa a identificar novas oportunidades de mercado, criar produtos ou serviços inovadores e estabelecer parcerias estratégicas que impulsionam o negócio.

Inspirar outros

A presença de uma pessoa outlier na equipe pode inspirar e motivar outros profissionais a terem a mesma dedicação em suas atividades.

Os outliers podem ajudar a criar um ambiente positivo e estimulante que irá motivar os colegas de trabalho a se tornarem excepcionais em suas funções também.

Além disso, um outlier pode apresentar habilidades de liderança. Colocar uma profissional com esse perfil para liderar pode ter um impacto positivo à medida que outros trabalhadores se sintam inspirados com a experiência e visão do líder e tenham o desejo de contribuir para que as metas sejam alcançadas.

Incentivar a inovação

Como mencionado anteriormente, uma das habilidades de pessoas outliers é a capacidade de inovação. Com a presença dessas mentes criativas, a empresa poderá desenvolver novas perspectivas.

Os outliers poderão encontrar soluções inovadoras para desafios complexos, além de propor ideias criativas para novos projetos.

Atrair novos talentos

Com um ambiente de trabalho que inspira o desenvolvimento dos funcionários, a empresa se tornará um ponto de atração para outros profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e contribuir para o crescimento da organização.

Como identificar uma “pessoa outlier”

Seja em entrevistas de emprego ou através da observação dos profissionais já contratados, a empresa deve saber identificar uma “pessoa outlier”.

É importante saber quem são essas pessoas para verificar o impacto que elas têm dado ou darão na empresa e desse modo aproveitar o potencial desses profissionais ao máximo, tendo certeza que eles estão tendo espaço e suporte necessário para aplicar suas habilidades e conhecimentos.

O departamento de Recursos Humanos pode ajudar nesse processo de reconhecimento, já que é o setor responsável pelas funções de recrutamento, seleção e treinamento.

Uma maneira de explorar esse potencial ao máximo é estipular, juntamente com os gestores da instituição, indicadores de produtividade que possam ser utilizados para avaliar o desempenho de cada profissional.

A seguir, confira algumas dicas para identificar os outliers.

Olhe para todos

Não se limite a um setor ou a determinados tipos de cargos. Uma “pessoa outlier” pode estar em qualquer lugar. O RH deve estar atento a todas as áreas da empresa.

Abra mão dos preconceitos e olhe para todos. Ao observar pessoas diversas, que atuam em funções e setores diferentes, há uma maior probabilidade de encontrar esse perfil espalhado pela empresa.

Mantenha uma boa comunicação

Busque estar presente na rotina de trabalho dos funcionários ou estabeleça meios para ter acesso ao desempenho dos profissionais.

Dependendo da quantidade de funcionários, nem sempre é possível fazer essa observação de perto. Por isso, é importante manter uma boa relação com os gestores para que eles possam ajudar nesse processo.

Estabeleça critérios

É importante saber quais são as habilidades de uma “pessoa outlier” para saber o que você está buscando.

Estabeleça indicadores de produtividade, critérios e características pelas quais você está procurando para saber exatamente quem se encaixa.

Faça treinamentos

Faça treinamentos com frequência. Nem sempre você encontrará profissionais já prontos, mas terá trabalhadores com potencial para se tornarem “outliers”.

Portanto, elabore treinamentos, palestras e cursos para que os funcionários saibam o que a empresa está buscando e possam se empenhar para atingir as expectativas.

A instituição também pode criar programas de recompensa com atividades premiadas para incentivar os trabalhadores a desenvolverem essas habilidades. 

Conclusão

Uma “pessoa outlier” é essencial no ambiente corporativo. É um tipo de profissional que alavanca o desempenho da empresa e inspira outros colaboradores a serem melhores.

É essencial que o RH saiba identificar esse perfil para aproveitar ao máximo as habilidades e garantir que o trabalhador tenha acesso a um espaço produtivo adequado dentro da empresa para se desenvolver ainda mais.

O departamento também pode criar ações educativas dentro da empresa, como palestras, cursos e treinamentos para incentivar todos os profissionais da instituição a se tornarem “outlier”.

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