Você conhece o RH 3.0? Entenda o que mudou!

Nos últimos anos uma das áreas que mais se modificaram é o departamento de Recursos Humanos das empresas. O RH 3.0 é considerada a terceira transformação que o setor de RH está passando, que podemos observar o grande avanço de tecnologia é fator primordial nessa mudança, com a criação de ferramentas que melhoram os processos de gestão de RH das empresas.

Essa mudança fez com que o RH passasse a atuar em conjunto com outras áreas da empresa com a capacidade de opinar na decisão dos rumos que a organização irá seguir. Com isso o RH 3.0 conta com a ajuda da tecnologia de última geração para melhorar seus processos.

Nesse artigo iremos relatar como era o RH antes, como essa nova versão está chegando nas empresas e quais as ferramentas que podem ajudar nos dias atuais.

A evolução do RH

A primeira versão do departamento de Recursos Humanos era bastante operacional. A preocupação era com relação a burocracia trabalhista, ou seja, a organização dos pagamentos, demissão, admissão, entrega de holerites e controle de jornada dos colaboradores. Nessa época dentro das empresas o RH era totalmente desvalorizado, como se fosse um local de exigências e resolução de problemas. Era bem conhecido como o lugar que demite as pessoas. Ser chamado no RH era sinônimo de preocupação, pois o RH era visto somente por admitir funcionários e demitir colaboradores.

Nesse antigo modelo a relação de trabalho não era vista como uma parceria, mas como algo por obrigação que com o passar do tempo e as mudanças naturais no mercado, as empresas viram que apenas a questão burocrática não era o suficiente para manter seus funcionários engajados, foi aí que começou a segunda fase do RH, o RH 2.0. Nesse momento o RH começou a se interessar e prestar mais atenção aos processos de recrutamento e seleção, retenção de talentos e comportamento nas empresas.

São muitos os relatos de funcionários que ficaram doentes em seu trabalho, por um constante assédio moral ou uma carga trabalhista muito alta. Situações como essa eram reflexo do que as empresas se importavam, somente nos resultados sem se preocupar com o que os funcionários passavam até chegar a esse resultado. Já nessa mudança, o RH 2.0 passou a oferecer treinamentos organizacionais, observar mais os colaboradores e realizar uma melhor gestão, focando mais no capital humano.

Como destaque desse momento, o começo da utilização da palavra colaborador onde se usava funcionário ou empregado, já que podemos entender por colaborador aqueles que se esforçam para fazer a empresa crescer, e colaboram para o sucesso da organização. É nesse momento que se observa mais o profissional como um ser humano, buscando melhoras para os índices de produtividade e investindo na motivação pessoal.

Outros ponto de apoio e recompensa para o colaborador são inseridos, entrando os benefícios diretos e uma melhor conversa entre empresa e colaboradores, o ambiente passa a ser mais leve e tranquilo. Com isso chegamos ao RH 3.0, onde o RH nesse momento passa a ser conhecido não só como o departamento de recursos humanos, mas também como responsável pela Gestão de Pessoas. No RH 3.0 a preocupação não está apenas na burocracia como no início, nem somente nos indicadores, mas sim reunindo atribuições positivas das duas primeiras fases e também acrescentando o uso de tecnologia em seus processos.

Nessa fase as empresas começaram a observar mais a sua cultura organizacional, e promover uma gestão mais descentralizada, de forma que as outras áreas também começam a se envolver em processos que antes ficavam apenas focados no RH. No RH 3.0 as empresas passam a focar também em missão, propósitos e no que ela quer entregar para o mercado.

Como implantar o RH 3.0?

Atualmente no processo de gestão que estamos vivendo, implantar o RH 3.0 trará muitos benefícios, e a seguir vou citar os principais pilares que se deve seguir.

– Investir em Tecnologia: contratação e upgrade das ferramentas de gestão;

– Ação Holística: aproximar de outros setores da empresa;

– Coleta, análise e aplicação de Dados.

Investir em Tecnologia:

Nessa fase do RH é preciso investir em ferramentas mais tecnológicas para os processos. Antes a área contava com sistemas muito complexos, com uma aparência pouco interativa e que não se integravam com outros sistemas. Tudo era muito burocrático e lento. Se exigia demais dos funcionários e o desgaste era grande, além de o setor de RH nessa época ainda dependia muito do uso de papel. Hoje em dia o parque tecnológico passou a desenvolver ótimas ferramentas voltadas para o departamento de RH. Existe a possibilidade de arquivamento de documentos em nuvem, fazendo com que todos possam ter acesso, o uso de ferramentas de comunicação interna e sistemas que agilizam processos como controle de jornada e gestão de pagamentos.

Os principais sistemas que são recomendados para implantar no RH 3.0 de uma empresa são o recrutamento e seleção, o controle de jornada e a gestão de processos.

  • Recrutamento e seleção

Anos atrás as pessoas do RH não pensariam em utilizar um sistema de recrutamento e seleção para encontrar pessoas, já que a seleção de candidatos era feita da forma tradicional como o anúncio de vagas em classificados, placas na porta das empresas, entre outras.

Atualmente essa forma de recrutamento continua acontecendo, mas existem sistemas especializados que conectam o candidato à empresa que oferece a vaga de forma muito mais rápida e assertiva. Nesses sistemas modernos existe uma pré-seleção dos candidatos que atendem aos requisitos da vaga postada, e eliminam pessoas que não se encaixam naquela vaga. Isso diminui bastante o tempo do recrutamento e seleção com a filtragem de currículos, fazendo com que eles se concentrem apenas na entrevista com o candidato.

Outro fator que chegou com o RH 3.0 é a possibilidade de realizar entrevistas de forma online, seja por não ter um espaço físico para realizar as entrevistas ou por economia de tempo. As empresas atualmente passaram a entrevistar o candidato por videochamada.

  • Controle de jornada

A parte que realiza o controle de jornada sempre foi um problema para o setor. O fechamento da folha de funcionário é considerada a pior parte do mês. Com o avanço da tecnologia, existem os sistemas que tornaram esse processo muito mais rápidos, realizando todo o cálculo da jornada de forma automática, rápida além de confiável. Estou citando o sistema da PontoGO que foi criado para fazer o registro do ponto online e todo o processo em uma ferramenta única.

O sistema da PontoGO realiza com facilidade o cálculo da folha de pagamento, uma vez que todas as informações de jornada já saem na folha de ponto, como cálculo de horas extras, adicional noturno, faltas e atrasos. Esses dados são obtidos de forma rápida, pronta para a folha de pagamento.

  • Gestão de processos

Conseguir controlar os processos do seu RH como gestão de horas e férias, admissão e demissão, gestão dos benefícios, cuidado com os holerites, pode ser algo bastante complexo. Certamente são processos com muitas etapas que demandam muito tempo. Nesses processos a tecnologia também consegue dar um jeito. Existem novos softwares de RH que cuidam de toda a parte operacional, fazendo com que se consiga obter um controle total dos processos do departamento pessoal centralizados em um único lugar.

Ação Holística:

A Ação Holística é você ter uma visão geral da empresa, onde as divisões da organização são bem claras, mas isso não quer dizer que os setores não podem se convergir e trabalharem juntos em algumas ações. Essa aproximação faz com que a empresa possa se desenvolver muito mais, melhorando a produtividade e a comunicação interna, levando em conta o bem estar de todos os colaboradores.

Coleta, Análise e Aplicação de Dados:

Você conhece os indicadores de RH? Todos os indicadores são as informações que passam por uma análise e geram importantes dados que a empresa pode aplicar na melhoria de processos, estratégia e ações. Dependendo dos dados obtidos a corporação consegue entender o real clima organizacional, seu nível de absenteísmo, a rotatividade e até mesmo a imagem que os colaboradores possuem da empresa.

Como lidar com tantas transformações no RH 3.0?

Em toda transformação sempre passamos por momentos de desafio, sendo que o melhor vem depois de ultrapassá-los. A empresa irá estabelecer um novo rumo, muito mais moderna e eficiente. Podemos destacar que como principal e mais importante mudança no RH 3.0 é o uso de tecnologia em seus processos. E é muito importante que os colaboradores saibam que a tecnologia chega para melhorar, fortalecer o departamento de forma que a antiga gestão jamais irá voltar. Um dos maiores desafios para a nova era do RH 3.0 é encontrar profissionais que entendam e saibam manejar essas ferramentas, por isso é muito importante para os profissionais desta área estar em constante evolução e aprendizado com os cursos e atentos a todas as tecnologias do mercado. A internet está aí para buscar, ler, conhecer e entender as novas tecnologias do RH 3.0. Saiba que é possível conhecer gratuitamente tudo o que o mercado oferece ao departamento de RH através da internet, inclusive contratar serviços ou soluções.

Como sugestão, entre agora no site da PontoGo e conheça uma excelente ferramenta de controle de ponto online que irá trazer uma melhor gestão de jornada de trabalho e total controle da folha de ponto eletrônico.

Espero que esse artigo tenha esclarecido muito sobre o RH 3.0, agora vamos começar as mudanças?

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