Ingressar no mundo corporativo é o sonho de muitos profissionais. Mas, os termos utilizados na maioria das empresas podem assustar quem está começando no mercado de trabalho.
Principalmente, em áreas como o marketing e tecnologia da informação, é comum a utilização de palavras em inglês ou abreviações.
Stakeholders é uma dessas palavras que aparentemente pode parecer estranha, mas que será bastante explorada nesse artigo. Stakeholders é uma palavra inglesa, que se for traduzida para a língua portuguesa significa “partes interessadas”.
O que são os stakeholders?
No sistema organizacional que envolve empresas, essa palavra é um conceito que representa quando uma pessoa, ou podendo ser uma pessoa jurídica também, um grupo de pessoas, possui interesse pelos negócios de outra empresa.
Começamos a ouvir esse termo em meados do ano de 1980, através do filósofo norte americano Robert Edward Freeman. Podemos resumir dizendo que clientes, fornecedores e parceiros de negócios são grupos de interesse, quando se fala em stakeholders.
Soma-se a esses toda e qualquer pessoa ou organização que esteja relacionada com aquela companhia.
Vamos exemplificar o stakeholders!
Pensemos que um novo comércio de veículos está em processo de construção muito próximo ao local onde você mora. E com a obra, achou-se necessário interditar um acesso da rua enquanto as obras acontecem.
Você e seus vizinhos sendo moradores da rua onde a obra está acontecendo e não tendo nenhum interesse em adquirir um veículo dessa nova loja de autos, são stakeholders.
Isso fica claro quando na situação que colocamos no exemplo, todos os moradores estão sendo impactados pelas ações do novo empreendimento.
Nesse exemplo o impacto é negativo, pois com a obra em andamento a rotina dos moradores em entrar ou sair da rua ficam comprometidas.
Por que nomear os stakeholders?
Esse termo que é utilizado no mercado corporativo começou a ser mais popular ao longo dos anos. Ele mostra a real importância de se preocupar com as pessoas interessadas em todos os movimentos e produtos finais de um negócio.
Até então, o objetivo dos funcionários era focado em números: lucros, produtividade, perdas, receita, etc. A partir de um tempo não tão distante, o comportamento das pessoas passam por uma transformação através da busca por propósitos e produtos mais interessantes.
Não era o bastante possuir o melhor produto ou o melhor preço, era necessário convencer os clientes que a empresa impactava positivamente a sociedade, o meio-ambiente e que a ideia seria um mundo melhor.
Com isso, o conceito dos stakeholders começou a ser mais falado nas empresas e no meio corporativo, passando a se ter um olhar mais estratégico dos negócios para as pessoas.
Quem podem ser stakeholders?
Sempre existe essa dúvida, de quem são os stakehorders. Não existe uma regra estabelecida sobre quem são eles, e em cada organização pode haver partes interessadas diferentes.
Quando falamos de stakeholders, não estamos nos referindo apenas do público interno ou externo de determinada empresa. O funcionário da empresa também possui um interesse que é impactado pelos negócios da companhia, sendo considerado nas estratégias e na comunicação corporativa.
Construindo o planejamento estratégico da empresa
Quando construímos um planejamento estratégico de uma empresa, é preciso imaginar que sempre haverá dois públicos principais para serem impactados, direta ou indiretamente: o interno e o externo.
Como mais um exemplo podemos dizer quase todas as pessoas relacionadas com determinada empresa, de alguma forma são stakeholders. Podemos dividi-los por categorias que irá ajudar na definição da maneira de se expressar e planejar ações para cada um deles.
Como exemplos os colaboradores, clientes, parceiros comerciais, os fornecedores, os concorrentes, investidores, gestores, o governo, entre outros.
A Influência e o impacto dos stakeholders nas empresas
As ações de determinada empresa geram impacto em stakeholders, e o contrário também é verdade.
As decisões dos grupos de interesse podem ter influência nos resultados da empresa e principalmente na tomada de decisão dos gestores. É muito importante que cada um desses stakeholders estejam satisfeitos com a empresa.
Eles são responsáveis por disseminar a reputação da empresa, investir em novos negócios ou ainda consumir os produtos e serviços oferecidos.
A organização precisa oferecer um valor para os seus stakeholders. Quando falamos de investidores, o valor deve ser econômico. Quando falamos de parceiros comerciais, esses precisam entender que estão lidando com uma companhia séria que valoriza as relações com fornecedores e também clientes.
Já quando nos referimos aos funcionários, esses buscam um reconhecimento profissional.
Se considerarmos os funcionários de uma empresa como sendo stakeholders, podemos afirmar que se estiverem desmotivados e infelizes, além de produzirem mal e em menor quantidade, poderão contribuir para prejudicar a sua marca.
Com isso, estarão dificultando a atração e permanência de bons funcionários.
De outra forma, com uma estratégia bem elaborada para esse público, possivelmente poderá melhorar a motivação dos colaboradores e os resultados da companhia.
Todos saem ganhando com uma marca forte e bons funcionários de carreira, deixando claro que conhecer seus stakeholders não apenas impacta positivamente a relação com essas partes interessadas, mas também os negócios da empresa.
Que tipos de stakeholders existem?
Temos vários tipos e grupos de stakeholders. Eles podem ser divididos por nível de importância para as empresas, sendo denominados primários ou secundários. Mas como definir quais se encaixam em cada tipo?
É importante indicar um grau de dependência para cada perfil. Se ela for alta, o perfil se encaixa nos stakeholders primários, se for mais baixo, nos secundários.
As empresas em geral, patrões e funcionários, possuem um alto impacto e influência na organização. Esses podemos dizer que estão inseridos no primeiro grupo. Já governos e imprensa são impactados ou exercem influência no negócio em um nível mais baixo.
Como podemos gerenciar os steakholders?
Nos momentos como os já citados nesse artigo, que se faz necessário uma gestão correta dos stakeholders. Os responsáveis precisam conhecer muito bem a empresa ou o projeto em questão para mapear possíveis grupos que possam ser de interesse e com isso influenciar ou serem impactados.
Identificar os grupos ou a pessoa principal a ser influenciada, pode ser um diferencial para o sucesso dos negócios.
Podemos citar que se torna essencial entender como fazer o contato e a comunicação com cada um dos perfis, priorizar qual é o principal stakeholder do grupo e discriminar as ações podem facilitar a conversa com as partes interessadas.
Ouvir a opinião dos stakeholders sobre o que eles esperam de determinada situação também é uma boa estratégia de gerenciamento. Depois disso é organizar e desenvolver um plano assertivo, com menos impacto e mais benefícios para todas as partes envolvidas.
Os shareholders? É a mesma coisa?
Esses dois termos são parecidos e podem trazer confusão, mas são bem diferentes.
Os shareholders são os acionistas da empresa. Acionista é toda pessoa que possui uma parte de uma empresa, que podemos dizer que ele possui uma ou mais ações, é o investidor. Aquele que coloca dinheiro na empresa comprando ações.
Para quem não está familiarizado com este mercado, todo acionista pode ganhar ou perder capital ao ingressar em uma empresa.
Se os acionistas então satisfeitos, inspiram confiança para novos investidores, ou se ficam insatisfeitos, retiram seus investimentos e diminuem os recursos dentro do seu negócio.
Os acionistas podem ter um alto ou baixo grau de participação dentro de uma empresa.
É importante identificar os stakeholders de um projeto?
É bastante comum os empresários analisem os grupos de interesse de cada negócio. O objetivo principal é poder entender como eles podem ser impactados ou que tipo de influência podem exercer durante a execução das ações.
Ter um bom planejamento do projeto pode ajudar a prever qual a melhor maneira de lidar com cada um desses perfis, inclusive, na forma de se comunicar e do que comunicar.
É importante analisar as partes interessadas, diminuindo as chances de erros ou problemas futuros. Talvez, esse seja o passo mais significativo a ser levado em consideração pelos líderes de projetos.
Podemos dizer que os stakeholders são todas as pessoas em determinado grupo ou empresa onde possa existir um interesse iminente pelas ações de uma empresa.
Nas organizações, empresas, lojas, escritórios ou comércio, é muito importante saber que existem alguns níveis de stakeholders, dependendo do grau de influência nos negócios da empresa.
Saber identificar e conhecer o significado do conceito stakeholder é importante e saber aplicá-lo em cada projeto pode trazer benefícios e um grande diferencial para a organização.
Chegamos ao fim desse artigo. Aqui pudemos conhecer o significado e o conceito do termo stakeholders.
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Até breve!