Toda empresa precisa ter um bom controle de ponto de seus funcionários. O controle de ponto é um momento importante também para o setor de transportes, onde existe a necessidade de ter com precisão o controle de ponto dos motoristas.
Ao registrar a entrada e saída dos motoristas de uma empresa, é possível garantir que a jornada de trabalho seja cumprida corretamente.
Ter um bom controle de ponto para esse segmento evita também o pagamento de horas extras indevidas. Com a falta de registro das horas trabalhadas, poderia num futuro ocasionar ações trabalhistas.
Além disso, o controle de ponto também é fundamental para a segurança do motorista e da empresa.
Com o registro preciso de horários, é possível controlar a jornada de trabalho, evitando que os motoristas excedam as horas permitidas por lei e, consequentemente, diminuindo o risco de acidentes devido à fadiga.
Nesse artigo iremos tratar sobre esse assunto e mostrar a importância no controle de ponto para motoristas.
Boa Leitura!
Como fazer controle de ponto para motoristas?
Existem diversas formas de realizar o controle de ponto para motoristas, tudo depende das necessidades da empresa, sem esquecer das exigências legais no correto controle de ponto que deve existir.
Uma das formas mais eficientes e modernas de fazer o controle de ponto para motoristas é por meio do uso da tecnologia. Os sistemas de ponto eletrônico são as melhores opções no mercado para realizar o controle de ponto para motoristas por diversas razões.
Esses sistemas utilizam tecnologia de ponta em seus sistemas de registro de ponto, que garantem uma alta precisão e confiabilidade no registro de entrada e saída dos motoristas.
Imagine um motorista de ônibus que faz viagens entre estados brasileiros. Ao realizar uma viagem, ele precisa registrar o momento da entrada em seu plantão, de sua parada para o almoço e por fim a parada final para seu descanso.
Um exemplo que auxilia esse motorista de ônibus com a ajuda da tecnologia, é o sistema da PontoGO.
A PontoGO oferece uma plataforma de fácil utilização onde permite que a empresa gerencie de forma eficiente o controle de ponto dos motoristas.
O sistema de controle de ponto online da PontoGO reduz erros e evita problemas com a gestão dos motoristas. A PontoGO também oferece suporte técnico especializado, garantindo a disponibilidade e a confiabilidade do sistema.
Os sistemas de ponto online conseguem identificar através da geolocalização o local exato onde o motorista faz o registro de ponto. Quando o motorista precisa fazer uma viagem longa, é possível gerenciar tanto o horário de início da jornada até o fim do dia.
Além disso, se ele se desloca entre cidades, no momento do registro do ponto fica marcado o local exato onde ele se encontra. Todo esse sistema é realizado através do aparelho celular do motorista, que tem o aplicativo de ponto eletrônico instalado.
Outra particularidade importante a se ressaltar, é que se não houver sinal de celular no momento do registro, o sistema armazena a informação e nada fica perdido. No momento que o aparelho celular encontrar o sinal da internet, aquele registro feito é computado sem perda de informação.
O que diz a lei sobre o controle de ponto para caminhoneiros?
Existe uma lei que regulamenta a jornada de trabalho do motorista profissional.
O Artigo 235-C do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943 estabelece que a jornada diária de trabalho do motorista profissional deve ser de 8 horas. Também se pode prorrogar por até 2 horas esse tempo, o que significa que pode existir até duas horas extras por dia na jornada trabalhada.
Também é obrigatório que o motorista tenha um intervalo mínimo de 1 hora para sua refeição. O período do almoço pode coincidir com o tempo de parada obrigatória na condução do veículo.
Esse termo é estabelecido pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 do Código Brasileiro de Trânsito.
Ainda de acordo com a lei, no período de 24 horas, é garantido ao motorista um período mínimo de 11 horas de descanso. Podendo esse período ser fracionado com um mínimo de 8 horas ininterruptas num primeiro período e o restante dentro das 16 horas seguintes ao fim do primeiro período.
Quais são os benefícios de fazer uma boa gestão do ponto dos colaboradores?
A gestão do ponto dos funcionários é um aspecto fundamental na administração de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.
Uma boa gestão do ponto traz diversos benefícios para a organização, como a redução de custos, o aumento da produtividade e a melhoria do clima organizacional.
Quando existe a gestão do ponto dos colaboradores, a empresa tem o controle exato sobre a jornada de trabalho dos seus colaboradores. Isso evita os atrasos, as faltas e também as horas extras não autorizadas.
Podemos afirmar também que uma boa gestão do ponto contribui para a melhoria da produtividade da empresa. Com informações precisas sobre a jornada de trabalho dos colaboradores, a empresa identifica possíveis problemas, como a falta de motivação ou sobrecarga de trabalho.
Quando a empresa é transparente em relação à jornada de trabalho dos seus colaboradores, ela demonstra compromisso com a qualidade de vida dos mesmos. Isso aumenta a satisfação e a motivação da equipe.
Por fim, a gestão do ponto também é importante para a conformidade com a legislação trabalhista. As empresas precisam seguir as normas em relação à jornada de trabalho, horas extras, folgas, entre outros aspectos.
Uma gestão do ponto adequada ajuda a evitar problemas com a fiscalização e futuros processos trabalhistas.
Quais riscos estou correndo ao não fazer o controle de ponto dos motoristas?
O controle de ponto dos motoristas é uma obrigação legal para as empresas que possuem funcionários com essa função.
Ter o controle de ponto dos motoristas também garante segurança aos colaboradores e a qualidade dos serviços prestados. Quando uma empresa não realiza o controle de ponto de seus motoristas, ela pode estar exposta a uma série de riscos, como:
Descumprimento da legislação trabalhista
A falta de controle de ponto pode levar a empresa a descumprir as normas da legislação trabalhista. Isso pode acarretar em processos trabalhistas, multas e penalidades.
É de extrema importância que empresas que possuem frota nas ruas tenham o controle na gestão de horas trabalhadas de seus motoristas.
Riscos à segurança dos motoristas
Sem o controle de ponto, a empresa não tem como garantir que os motoristas estão respeitando os limites de jornada de trabalho e descanso. Isso pode acarretar em fadiga e aumentar os riscos de acidentes de trânsito.
Dificuldade na gestão da frota
A ausência de controle de ponto dificulta a gestão da frota, já que a empresa não sabe onde seus motoristas estão. Sem esse controle também não é possível ter com precisão o tempo que estão trabalhando.
Isso pode levar a atrasos nas entregas, prejuízos financeiros e insatisfação dos clientes. Sem contar que no futuro pode haver ações trabalhistas contra a empresa.
Perda de eficiência operacional
Sem o controle de ponto, a empresa pode ter dificuldades em otimizar a utilização dos seus recursos, como veículos e motoristas. Isso pode levar a uma perda de eficiência operacional.
Conclusão
Para finalizar, é importante saber que o controle de ponto dos motoristas é fundamental para a gestão de uma empresa.
Atualmente com os sistemas de controle de ponto, como os oferecidos pela PontoGO, é possível realizar esse gerenciamento mesmo a distância.
Essa foi uma das categorias trabalhistas que mais se beneficiou com a chegada dos sistemas de controle de ponto online.
O sistema de controle de ponto online da PontoGO ajuda a garantir o cumprimento da legislação, a segurança dos colaboradores, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes.
A falta de controle de ponto pode levar a empresa a enfrentar uma série de riscos, que podem ter impacto negativo no seu desempenho e na sua reputação.
Espero que esse artigo possa ter esclarecido sobre o tema proposto. Compartilhe com seus colegas para que também possam ter acesso a essa importante informação no que diz respeito ao controle de ponto para motoristas.