O que são stakeholders?
No sistema organizacional que envolve empresas, essa palavra é um conceito que representa quando uma pessoa, ou podendo ser uma pessoa jurídica também, um grupo de pessoas, possui interesse pelos negócios de outra empresa. Começamos a ouvir esse termo em meados do ano de 1980, através do filósofo norte americano Robert Edward Freeman.
Podemos dizer que os clientes, fornecedores e parceiros de negócios são grupos de interesse, quando se fala em stakeholders , e soma-se a esses toda e qualquer pessoa ou organização que esteja relacionada com aquela companhia. Para os esses stakeholders, determinada organização possui um valor econômico de interesse.
Por exemplo, vamos imaginar que um novo comércio de veículos está em processo de construção muito próximo ao local onde você mora. E com a obra, achou-se necessário interditar um acesso da rua enquanto as obras existirem. Você e seus vizinhos sendo moradores da rua onde a obra está acontecendo e não tendo nenhum interesse até então em adquirir um veículo dessa loja de autos que está sendo erguida, são stakeholders. Isso fica claro quando na situação que colocamos no exemplo, todos vocês moradores estão sendo impactados pelas ações do novo empreendimento. Nesse exemplo o impacto é negativo, pois com a obra em andamento a rotina dos moradores em entrar ou sair da rua ficam comprometidas.
Como surgiu esse termo, stakeholders?
Esse termo que é utilizado no mercado corporativo começou a ser mais popular ao longo dos anos, mostrando a real importância de se preocupar com as pessoas interessadas em todos os movimentos e produtos finais de um negócio.
Até então, o objetivo dos funcionários era focado em números: lucros, produtividade, perdas, receita, etc. A partir de um tempo não multo distante, o comportamento das pessoas passam por uma transformação através da busca por propósitos e produtos mais interessantes, com preços mais acessíveis. Não era o bastante possuir o melhor produto ou o melhor preço, era necessário convencer os clientes que a empresa impactava positivamente a sociedade, o meio-ambiente e que a ideia seria um mundo melhor. Com isso, o conceito dos stakeholders começou a ser mais falado nas empresas e no meio corporativo, passando a se ter um olhar mais estratégico dos negócios para as pessoas.
Como identificar os stakeholders?
Sempre existe essa dúvida, de quem são os stakeholders! Não temos uma regra estabelecida sobre quem são eles, e em cada organização pode haver partes interessadas diferentes. O melhor é ter a percepção de quem podem ser os stakeholders da sua empresa.
Quando falamos de stakeholders, não estamos nos referindo apenas do público interno ou externo de uma empresa. O funcionário da empresa também possui um interesse que é impactado pelos negócios da companhia, sendo considerado nas estratégias e na comunicação corporativa.
Construindo o planejamento estratégico da empresa
Quando construímos o planejamento estratégico de uma empresa, é preciso imaginar que sempre haverá dois públicos principais para serem impactados, direta ou indiretamente: o interno e o externo.
Como mais um exemplo podemos dizer quase todas as pessoas relacionadas com determinada empresa, de alguma forma são stakeholders e dividi-los por categorias ajuda na definição da maneira de se expressar e planejar ações para cada um deles. Como exemplos os colaboradores, clientes, parceiros comerciais, os fornecedores, os concorrentes, investidores, gestores, o governo, entre outros.
Independentemente de qual o grupo de stakeholders principais de cada empresa, é essencial elaborar um planejamento focado no desenvolver a confiança dessas pessoas ou empresas. Eles devem confiar no seu negócio, em seu novo produto ou no seu projeto, pois entendem que são valorizados pela companhia.
Qual é o impacto dos stakeholders nas empresas?
As ações de determinada empresa geram impacto em stakeholders, e o contrário também é verdade. As decisões dos grupos de interesse podem ter influência nos resultados da empresa e principalmente na tomada de decisão dos gestores. É muito importante que cada um desses stakeholders estejam satisfeitos com a empresa. Eles são responsáveis por disseminar a reputação da empresa, investir em novos negócios ou ainda consumir os produtos e serviços oferecidos.
A organização precisa oferecer um valor para os seus stakeholders. Quando falamos de investidores, o valor deve ser econômico. Quando falamos de parceiros comerciais, esses precisam entender que estão lidando com uma companhia séria que valoriza as relações com fornecedores e também clientes. Quando nos referimos aos funcionários. Esses buscam o reconhecimento profissional.
Se considerarmos os funcionários de uma empresa como sendo stakeholders, podemos afirmar que se estiverem desmotivados, infelizes, além de produzirem mal e em menor quantidade, poderão contribuir para prejudicar a sua marca, o histórico da empresa, sue trajetória e seus valores. Com isso, estarão dificultando a atração e permanência de bons funcionários.
De outra forma, com uma estratégia bem elaborada para esse público, possivelmente poderá melhorar a motivação dos colaboradores e os resultados da companhia. Todos saem ganhando com uma marca forte e bons funcionários de carreira, deixando claro que conhecer seus stakeholders não apenas impacta positivamente a relação com essas partes interessadas, mas também os negócios da empresa.
Quais os tipos de stakeholders existem?
Temos vários tipos e grupos de stakeholders. Eles podem ser divididos por nível de importância para as empresas, sendo denominados primários ou secundários. Mas como definir quais se encaixam em cada tipo?
É importante indicar um grau de dependência para cada perfil. Se ela for alta, o perfil se encaixa nos stakeholders primários, se for mais baixo, nos secundários. As empresas em geral, patrões e funcionários, possuem um alto impacto e influência na organização. Esses podemos dizer que estão inseridos no primeiro grupo. Já governos e imprensa são impactados ou exercem influência no negócio em um nível mais baixo.
Como gerenciar os steakholders?
Nos momentos como os citados nesse texto, acima, que se faz necessário uma gestão correta dos stakeholders. Os responsáveis precisam conhecer muito bem a empresa ou o projeto em questão para mapear todos os grupos que possam ser de interesse e que podem com isso influenciar ou serem impactados.
Identificar os grupos ou a pessoa principal a ser influenciada, pode ser um diferencial para o sucesso dos negócios. Podemos citar que se torna essencial entender como fazer o contato e a comunicação com cada um dos perfis, priorizar qual é o principal stakeholder do grupo e discriminar as ações podem facilitar a conversa com as partes interessadas.
Não estabelecer esse trabalho de casa, estudando o público, seria um erro que pode prejudicar todo o planejamento. Ouvir a opinião dos stakeholders sobre o que eles esperam de determinada situação também é uma boa estratégia de gerenciamento. Depois disso é organizar e desenvolver um plano assertivo, com menos impacto e mais benefícios para todas as partes envolvidas.
O que são os Shareholders? É a mesma coisa?
Esses dois termos são parecidos e podem trazer coinfusão, mas são bem diferentes. Os shareholders são os acionistas da empresa. Acionista é toda pessoa que possui uma parte de uma empresa, que podemos dizer que ele possui uma ou mais ações de determinada empresa. O shareholder é um investidor, coloca dinheiro na empresa comprando ações. Para quem não está familiarizado com este mercado, todo acionista pode ganhar ou perder capital ao apostar em uma empresa.
Se os acionistas então satisfeitos, inspiram confiança para novos investidores, ou se ficam insatisfeitos, retiram seus investimentos e diminuem os recursos dentro do seu negócio. Os acionistas podem ter um alto ou baixo grau de participação dentro de uma empresa. Podemos concluir dizendo que os shareholders são stakeholders primários.
A importância de identificar os stakeholders
É bastante comum os empresários analisem os grupos de interesse de cada negócio. O objetivo principal é poder entender como eles podem ser impactados ou que tipo de influência pode exercer durante a execução das ações. Ter um bom planejamento do projeto pode ajudar a prever qual a melhor maneira de lidar com cada um desses perfis, inclusive, na forma de se comunicar e do que comunicar. É importante analisar as partes interessadas, diminuindo as chances de erros ou problemas futuros. Talvez, esse seja o passo mais significativo a ser levado em consideração pelos líderes de projetos.
Para concluir, podemos dizer que os stakeholders são aquelas pessoas em determinado grupo ou empresa onde existe um interesse iminente pelas ações de uma empresa. A parte interessada normalmente pode ser um funcionário, que é considerado como stakeholders internos, até fornecedores, empresários e clientes que identificamos como os chamados stakeholders externos. Nenhum desses grupos devem ser desconsiderado nos planos das organizações.
Nas empresas, lojas, escritórios ou comércio, é muito importante saber que existem alguns níveis de stakeholders, dependendo do grau de influência nos negócios da empresa, portanto identificar e conhecer o significado do conceito stakeholders é importante e saber aplicá-lo em cada projeto que pode trazer benefícios e um grande diferencial para a organização.
Espero que tenha gostado desse artigo. Convido você a conhecer o Blog PontoGO onde escrevemos diariamente diversos artigo a respeito do universo RH.
Nos vemos por lá, até breve!