O acúmulo de função é um procedimento comum de ser observado nas empresas. O acúmulo de função trás sobrecarga de trabalho, afetando negativamente a eficiência de todos.
As empresas devem constantemente avaliar se existe o acúmulo de função em sua organização de trabalho.
O que é o acúmulo de função?
O acúmulo de função é uma prática na qual um funcionário é designado para desempenhar mais de uma função dentro da empresa. Geralmente isso acontece com o objetivo de economizar recursos e aumentar a eficiência. Mas se engana quem pensa dessa maneira.
Existem vários motivos pelos quais as empresas acabam optando pelo acúmulo de função. Um deles é a necessidade de reduzir custos, já que é mais econômico ter um funcionário desempenhando várias tarefas do que contratar vários funcionários para cada uma delas. Acúmulo de função não faz bem para as empresas.
O acúmulo de função geralmente acumula diversos trabalhos ao funcionário, já que são pressionados a desempenhar várias tarefas simultaneamente. Além disso, o acúmulo de função pode também dificultar a claridade na definição de responsabilidades e pode ser desafiador para a comunicação e colaboração entre os funcionários.
Quando ele é caracterizado?
O acúmulo de função em uma empresa fica claro quando uma única pessoa exerce mais de uma função ou cargo dentro da organização, sem que haja uma distinção clara entre as responsabilidades de cada um.
O acúmulo de funções geralmente é observado quando um funcionário está realizando tarefas além de suas responsabilidades regulares.
Isso pode acontecer devido a diversos motivos, como a falta de pessoal qualificado ou a necessidade de redução de custos internos. Mas isso tudo leva o funcionário ao estresse e a desmotivação.
O acúmulo de função afeta negativamente a produtividade e a satisfação de qualquer funcionário.
Qual a diferença entre desvio e acúmulo de função?
Existe bastante diferença entre o desvio de função e o acúmulo de função.
No desvio de função, a situação mostra quando um funcionário é designado a realizar tarefas que não estão relacionadas ao seu cargo ou a sua formação específica. Isso pode incluir realizar tarefas de outras posições, sem que haja uma razão justificável para isso.
O desvio de função pode ser prejudicial para o funcionário, pois ele pode não ter as habilidades ou conhecimentos necessários para realizar as tarefas de maneira eficiente.
Já o acúmulo de função se refere à situação em que um funcionário é designado a realizar diversas tarefas além de suas responsabilidades regulares. Isso sem receber nada a mais no salário como compensação adicional ou reconhecimento.
O funcionário passa a assumir responsabilidades adicionais sem aumento salarial ou cargo.
O que acontece quando o acúmulo de função é identificado?
Quando existe o acúmulo de função em uma empresa, isso pode levar a uma sobrecarga de trabalho para os funcionários afetados, diminuindo a eficiência e a produtividade.
Também pode levar a problemas de comunicação e conflitos, pois as pessoas podem sentir-se responsáveis por tarefas que não são de sua competência. Pode haver também dificuldade para alocar responsabilidades e tomada de decisões.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) não tem uma disposição específica sobre o acúmulo de função em uma empresa. É importante destacar que a CLT estabelece ao empregador toda a responsabilidade em garantir condições de trabalho saudáveis e seguras para seus funcionários.
Além disso, a CLT também estabelece que o empregador deve fornecer aos funcionários uma descrição bastante clara de suas funções e responsabilidades.
Se o acúmulo de função estiver causando problemas para os funcionários, o empregador pode ser responsabilizado por violar as regras estabelecidas pela CLT. Ao identificar que existe o acúmulo de função em uma empresa, deve-se fazer o ajuste da situação desse colaborador.
Aumente o salário do colaborador
Uma das formas para fazer o ajuste dessa situação é proceder o ajuste salarial. Quando se identifica o acúmulo de função, o colaborador deverá receber proporcionalmente por isso, tendo um aumento salarial.
O valor a ser reajustado do salário irá variar de acordo com a função, o tipo de trabalho e as responsabilidades que o colaborador passa a exercer.
Vale destacar que no momento que se faz esse ajuste em sua carteira de trabalho, o valor da diferença salarial também incidirá sobre as demais somas salariais, como por exemplo o 13º salário, férias, o FGTS, o aviso prévio, o seguro desemprego, entre outros.
Proceda o reenquadramento do cargo na CLT
A partir do momento que existe o acúmulo de função e o aumento salarial, é necessário fazer o ajuste na carteira de trabalho do colaborador. O profissional tem o direito de ter o reenquadramento de sua atual função.
Mas vale destacar que se acontecer o desvio de função no funcionalismo público, vai existir apenas a readequação salarial. Isso porque para novas funções só podem ser preenchidas por meio de concursos públicos.
Como o time de pessoas pode identificar essas questões?
O setor de Recursos Humanos (RH) é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente quando se trata de garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores.
Com uma equipe de RH comprometida, é possível garantir que os colaboradores sejam valorizados e motivados, o que resulta em melhores resultados para a empresa. Em se observando a situação de acúmulo de função, deve-se tomar providências urgentes.
Trabalhando com essa atenção aos seus colaboradores, pode-se garantir que os colaboradores sejam tratados de maneira justa e equitativa. Isso garante que todos os colaboradores serão valorizados e motivados.
Além disso, uma equipe de RH mais atenta, pode ajudar a garantir que a empresa tenha uma cultura positiva, o que pode resultar em colaboradores mais leais e engajados.
Garantia de condições de trabalho adequadas
Uma das principais funções do RH é garantir que os colaboradores tenham as melhores condições possíveis para desempenhar suas funções. Isso inclui olhar para os cargos e ter a percepção de que tudo está correto.
Disponibilidade de ferramentas adequadas à nova função
Quando o funcionário está em uma nova função, ele deve receber treinamentos e desenvolvimento de sua carreira. O RH deve garantir que os colaboradores estejam equipados com as ferramentas e recursos necessários para realizar seu trabalho.
Melhoria de ambiente de trabalho
O setor de RH também é responsável por garantir que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho seguro e saudável. O funcionário precisa ser tratado com respeito e dignidade.
Reconhecimento de valores internos
Outra importante função do setor de RH é garantir que os colaboradores sejam motivados e engajados. Demonstrar através de reconhecimento e recompensa, oferecendo oportunidades para o melhor desenvolvimento de habilidades e progresso de carreiras.
Reconhecer que o colaborador mudou de cargo, não permitindo que o acúmulo de função se torne uma prática na empresa, demonstra o respeito ao funcionário. A equipe de RH deve trabalhar para garantir que os colaboradores sintam-se valorizados e apreciados.
O acúmulo de função não deve existir
Apesar de ser uma prática comum no mercado de trabalho, não se deve deixar espaço para o acúmulo de função. O setor de Recursos Humanos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente quando se trata de garantir a satisfação e o bem-estar dos colaboradores.
Observar que um colaborador está desempenhando funções a mais, ou sendo sobrecarregado, é uma percepção que o RH deve ter.
Ter um controle de ponto eficiente
O controle de ponto online é uma ferramenta valiosa para garantir a eficiência e a transparência da gestão do tempo dos funcionários. Com ele é possível registrar de forma precisa e automatizada as entradas e saídas dos funcionários, com precisão e sem erros.
O sistema da PontoGO permite encontrar um possível acúmulo de função, pois mostra claramente todos os passos do funcionário. Se ele começar a passar mais tempo que o necessário na empresa, pode ser um alerta de acúmulo de função.
Se o colaborador acumular muitas horas diariamente, sendo obrigada a empresa a pagar hora extra ou acumular um alto número de horas no banco de horas, também é um alerta que o sistema pode oferecer.
Como sugestão final, convido você nosso leitor a conhecer o Blog PontoGO. Nele você encontra centenas de artigos, podendo esclarecer muitas dúvidas a respeito de situações referentes ao RH.
Até o próximo!