Toda empresa, comércio e indústria precisa que políticas internas sejam criadas para que ela possa se manter no mercado de trabalho. As políticas internas são basicamente regras próprias, normalmente desenvolvidas por sua diretoria, que farão com que tudo na organização aconteça de forma harmônica, garantindo assim o seu pleno funcionamento.
Essas políticas internas são feitas para determinar a conduta escolhida pela empresa no mercado, sendo possível com ela que padrões de comportamento entre funcionários e patrões sejam estabelecidos. Portanto as políticas internas são as regras criadas que mostram o caminho que cada funcionário deve seguir, estabelecendo suas obrigações durante a jornada de trabalho e evidenciando o que a empresa espera de cada um dos seus colaboradores.
Por que as políticas internas são criadas nas empresas?
As Políticas Internas são criadas por uma necessidade de todas as empresas que pensam em manter a ordem e um bom convívio com seus funcionários. E essa questão não vale somente para as empresas, mas em toda ou qualquer organização que envolve pessoas como nas ONGs, nos condomínios, países, e até como exemplo sua própria casa.
Criar e manter políticas internas sempre atualizadas, que tragam segurança e bem-estar entre todos os funcionários é um processo evolutivo que toda empresa ou organização deveria realizar para conseguir manter sua competitividade.
No momento que são pensadas as normas que serão estabelecidas na política interna será necessário levar em consideração todo o histórico e o que se espera do futuro do negócio. Todo esse regimento das políticas internas deverão refletir em o que é a empresa hoje e o que ela será no futuro.
Qual a importância das políticas internas?
Talvez o principal motivo para a criação das políticas internas é obter um resultado excelente quando se determina quais são as condutas e o comportamento que cada funcionário precisa seguir. Sendo bem elaborada, irá ter como resultado uma relação amigável e produtiva, evitando os conflitos internos, uma vez que todos os colaboradores estão cientes de quais atitudes devem se permitir fazer ou não se fazer diante das situações.
Quando o funcionário conhece bem quais são seus limites, ele se sente mais confortável sobre as ações que pode ou não realizar dentro da empresa. Isso faz com que ele deixe de lado possíveis receios de punição. Outra situação importante para a criação das políticas internas é a oportunidade de trazer maior segurança à empresa, pois com elas é possível, por exemplo, determinar que um funcionário não pode comentar fora do trabalho sobre determinadas informações relacionadas à empresa, isso vai desde resultados à estratégias de negócio.
Resumindo, ter uma boa definição das políticas internas, irá resolver questões e procedimentos internos que as leis do Brasil ainda não abordou, trazendo soluções para a ausência de regras sobre diversos assuntos que a justiça ainda não tratou.
Para que servem nas empresas as políticas internas?
Quando se criam as políticas internas nas empresas, elas chegam para estabelecer qual conduta deve ser seguida pelos colaboradores dentro da organização, estabelecendo os comportamentos mais adequados para o ambiente de trabalho.
Vamos exemplificar uma situação, suponha que a empresa decidiu transferir um funcionário de uma determinada sede para outra e ele não ficou satisfeito com essa decisão. Caso esteja previsto nas políticas internas estabelecidas e aceitas por ele, não será possível entrar com nenhum processo, uma vez que ele aceitou as condições no momento que ingressou na empresa.
Mas usa ressalva, as políticas internas não podem ser criadas objetivando a criação de práticas abusivas para se aproveitar do colaborador. Pois muitas vezes esse funcionário aceita as regras no início de seu trabalho por estar precisando daquele emprego e todas as políticas criadas devem estar em consonância com as leis do trabalho brasileiras.
Toda política adotada pelas empresas devem atender as necessidades dos funcionários e da empresa, ser uma via de mão dupla, para que ela tenha efetividade. Jamais uma política interna empresarial pode ser unilateral, podendo gerar conflitos e insatisfação entre os colaboradores.
Por que as empresas precisam definir uma boa política interna?
Todas as empresas que pensam em ter sucesso no mercado de trabalho de sua categoria precisam criar boas políticas internas, pensando não só nela, mas em seus colaboradores. Para isso deve existir uma colaboração mútua entre a direção da empresa, seus funcionários e os representantes do RH.
Sempre as boas políticas internas entendem quais são as necessidades da empresa e de seus colaboradores, não sendo possível atender apenas interesses do próprio negócio. Essas regras devem compartilhar de direitos e deveres para ambas as partes. Diante disso, fica mais fácil a criação de regulamentos internos que irão promover o bem-estar de todos os envolvidos.
Uma boa política interna cria mais oportunidades de uma empresa prosperar, além de atender às necessidades internas do negócio e de todos os seus colaboradores.
Existe diferença entre políticas internas e política de RH?
São diferentes, mas por serem parecidos, é normal que as políticas internas e políticas de RH sejam confundidas. Enquanto as políticas internas tratam mais sobre comportamento e atitudes dos funcionários no ambiente empresarial, as políticas de RH estão mais voltada para a gestão de pessoas. Como exemplo, a política de RH se preocupa mais com os processos de seleção, análise de novos candidatos, recrutamento, gestão de benefícios, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, sendo toda essa questão voltada para os valores da empresa.
No caso das políticas internas, essas também agregam valores da empresa, mas passam a encarar mais a relação do funcionário com a empresa na atualidade, como exemplo disso seria a forma correta de como o funcionário deve utilizar um maquinário da empresa, como deve ser o comportamento entre os colegas de trabalho ou até mesmo a forma de se vestir.
Ambos recebem contribuição do departamento do RH para sua execução, de forma mais veemente na política de RH, porém é importante que ele esteja presente na criação de ambos para assegurar o prevalecimento da cultura da empresa.
Quais as vantagens na criação de políticas internas nas organizações?
Quando a empresa tem esse pensamento de criar uma política interna, podemos dizer que é uma das melhores formas para se colocar uma empresa no caminho mais correto, e isso devido às diversas vantagens quando se estabelece boas normas internas de conduta.
Os processos internos e as relações entre gestões e diretorias melhoram, pois elas possibilitam que tudo fique bem definido e segmentado. Sendo que dessa forma, após a criação das políticas internas cada um consegue entender o que fazer em seu setor e o que é necessário para se adequar às políticas e à cultura da empresa.
As boas políticas internas conseguem estabelecer uma melhora na comunicação interna, otimiza a realização das atividades, contribui com a organização geral da empresa e traz mais segurança aos colaboradores.
Vamos ver a seguir quais são as vantagens de criação de boas normas para uma empresa:
– Maior transparência entre Empresa e Funcionários
Quando se estabelece boas normas internas, fica claro uma maior transparência entre todos os setores internos. Uma empresa transparente é aquela que consegue transmitir de forma clara como é sua gestão e sua cultura interna. O funcionário se sente mais seguro e despreocupado quando a corporação se preocupa em criar políticas internas claras, pois fica evidente as ações e os comportamentos que ele pode ter dentro da empresa.
– Processos internos bem definidos
Quando se estabelece políticas bem definidas numa determinada empresa, fica claro qual é o regime de processos que devem ser seguidos, evitando desperdício de tempo e falhas na execução. Essa padronização de processos proporcionada pela criação das políticas internas permite que a organização formalize processos que já vinham sendo utilizados e instrua os funcionários sobre a melhor forma de realizá-los, para que se possam alcançar melhores resultados.
– O manual de boa conduta para empresa e funcionário
Outra vantagem é a criação de um manual com boas condutas dentro das políticas internas. Ele vai possibilitar que a empresa apresente diretrizes que fomentem a cultura e um bom clima organizacional na empresa, já que todos terão as mesmas regras e tratamento.
A definição de boas condutas na empresa proporciona mais profissionalismo, segurança e uma melhor reputação para todos. Quando se sabe o que é tolerado ou não e se impõem normas de comportamentos éticos, cresce um ambiente mais tranquilo, harmonioso e com uma imagem positiva para o mercado.
– Segurança em possíveis causas trabalhistas
Quando criamos políticas internas, conseguimos evitar que a empresa perca causas trabalhistas no futuro, e isso acontece porque quando o funcionário é contratado ele deve ler as políticas internas e concordar com elas. É importante que essas políticas estejam em consonância com a legislação, por exemplo, uma empresa não pode exigir que um funcionário tenha a sua jornada de trabalho mais de 12 horas por dia só porque está em suas normas internas, porque essa prática não é permitida por lei.
Contudo, caso a regra estabelecida pela empresa estiver de acordo com a legislação trabalhista brasileira e tiver o aceite do colaborador, ele não poderá entrar com processos nu futuro a respeito de temas que estavam nos documentos de políticas internas do negócio.
Portanto para finalizar, posso dizer como é importante estabelecer boas normas internas para que uma empresa mantenha a ordem e prevaleça com uma boa cultura organizacional. As políticas internas servem como um documento que fortalece a construção da marca, desde a cultura, seu posicionamento, a postura e até o branding.
Espero que tenhamos passado mais informações importantes sobre que são as políticas internas presentes nas organizações. Em nosso Blog PontoGO você encontra outros artigos interessantes, com temas diversos do mercado de RH.
Obrigado pela leitura e até uma próxima!