Descrição de cargos: o que é, importância e saiba como fazer

Nesse artigo vamos falar sobre a descrição de cargos e como ela funciona em uma empresa. Para começar vou explicar o que é a descrição de cargos para você entender.

A descrição de cargos relata em detalhes tudo o que a instituição espera do candidato que será contratado para uma determinada vaga em aberto. Esse é o documento que o departamento de RH comunica todas as vantagens da empresa e do cargo para o candidato e futuros funcionários.

Além disso a descrição de cargos relata um pouco sobre a empresa, sua cultura no mercado de trabalho, seus valores e o posicionamento que ela ocupa no mercado.

Esse procedimento é realizado sempre pelo RH e esse manual de descrição de cargos precisa ser constantemente reavaliado. Traz para a atualidade as normas da empresa, bem como seu lugar no mercado de trabalho e o mais importante, o que o futuro funcionário irá representar para a empresa.

Todo o departamento de RH possui dentro de uma empresa uma posição estratégica com muitos desafios a cumprir. Isso acontece para melhorar a gestão de pessoas e adequar todos os funcionários aos seus respectivos cargos e funções.

Tudo isso indo de acordo com o perfil e a necessidade de crescimento da empresa no mercado de trabalho.

Como desenvolver a descrição de cargos dentro de uma empresa?

Primeiramente é necessário estudar e avaliar cada cargo e fazer o levantamento de todas as informações necessárias à descrição de cargos nos diversos cargos internos da empresa.

Aqui é o momento de descrever com detalhes cada informação em sintonia com o histórico da empresa, sua filosofia e a cultura. Veremos a seguir alguns pontos importantes no documento de descrição de cargos:

Identificação do Cargo

Aqui nesse campo é onde precisa estar descrito o nome do cargo, sendo esse adequado à empresa e também ao que é praticado pelo mercado.

Não se deve inventar nomes diferentes, criar um novo padrão para cargos similares em outras empresas, isso traz confusão e estranheza.

A empresa precisa ser clara no que busca, através do correto nome dado ao cargo que ela está buscando ou disponibilizando no mercado de trabalho.

Organograma

Dentro de uma empresa existem cargos e posições, nesse caso o organograma definirá qual o posicionamento hierárquico desse cargo e a quem ele irá se reportar.

Também é importante deixar bastante claro quem ele irá comandar, se for o caso. Um cargo de chefia ou gerência sempre possui uma equipe a comandar. Nesse caso é importante informar quem são os membro de sua equipe.

Missão

A missão define o objetivo do cargo, ou seja, por que existe esse cargo e quais são as expectativas em relação aos resultados que ele deve apresentar. Quais são as limitações ou potencialidades que o cargo pode oferecer para a empresa, essa é a missão.

Atividades exercidas

Em todos os postos da empresa devem existir as atribuições bem detalhadas e atividades que precisam ser desempenhadas pelo trabalhador. Essa é a forma que a empresa terá de acompanhar a produtividade e o engajamento de cada profissional.

Experiência Profissional

Não são todos os cargos que exigem certa experiência profissional. Alguns exigem tal atribuição e além disso certa vivência para exercer a função. Essa é uma condição essencial para a participação dos funcionários em processos seletivos internos.

Formação acadêmica

É possível que um cargo exija o mínimo grau de instrução que pode variar de nível técnico a superior. Outros pedem algumas habilidades técnicas que podem ser condicionadas a uma formação acadêmica específica.

Competências

Descrever as competências técnicas e comportamentais dos cargos é criar um tópico de observação importante para a empresa. Detectar as habilidades que um profissional deve ter para assumir uma vaga permite que a empresa selecione os profissionais com maior critério.

Qual a importância da descrição de cargos?

A elaboração da descrição de uma vaga de emprego pode até parecer uma atividade simples, mas não é. Uma descrição de cargos exige muitas horas dos profissionais do departamento de RH. Quando a descrição do cargo em uma empresa é feita corretamente, os benefícios são notáveis.

Veja a seguir porque é preciso conhecer diferentes exemplos de descrição de cargos e em que processos ela ajuda.

Atrair os melhores talentos

Qual é o perfil do melhor talento para uma organização? Precisamente, aquele que se ajusta às necessidades e objetivos da mesma. Atrair esse talento não é uma meta fácil de alcançar.

De fato, nos últimos anos isso tem se apresentado como um dos principais desafios se falamos de atração e retenção de talentos. Atrair e reter profissionais certos é fundamental para qualquer tipo de negócio. É aqui que a descrição do trabalho é fundamental.

Ao listar e definir adequadamente as características e requisitos do cargo a ser preenchido, a empresa tem mais chances de atrair a atenção dos candidatos adequados para a vaga.

Guiando o processo de Seleção de novos profissionais

Outra grande vantagem é poder ajudar e orientar o processo de recrutamento. Este documento serve como um guia para profissionais do departamento de RH.

A descrição permite direcionar seus esforços para os resultados desejados, ou seja, para buscar os funcionários ideais. E isso pode se refletir, por exemplo, no processo de entrevista de emprego.

Se o recrutador souber exatamente o que está buscando, poderá fazer as perguntas certas para ver se o candidato à sua frente é o ideal.

Informar o colaborador

Uma descrição de cargos adequada é essencial para informar o funcionário sobre o que se espera de seu trabalho. Desta forma o novo funcionário saberá das expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e também compreenderá a importância do seu papel na estratégia da organização.

Medir o desempenho do trabalhador

Se não entendermos com detalhes o que esperamos de um determinado posto profissional na empresa, será muito mais difícil avaliar o desempenho quando o cargo estiver ocupado.

Antes de qualquer coisa, a empresa precisa conhecer os objetivos dessa posição. Assim que um funcionário passa a fazer parte da equipe, poderemos medir seu desempenho com base naqueles critérios previamente definidos.

Estabelecer a remuneração adequada

Existe sempre o mínimo de remuneração para cada cargo, e saber qual é o valor justo a ser pago é importante. Isso depende das funções que o colaborador desempenha, das responsabilidades que eles têm e do tempo de trabalho que dedica à empresa.

Como podemos ver, um critério fundamental para definir o tipo de remuneração que corresponde a cada funcionário é a descrição do cargo ou função.

Ao conhecer as tarefas e atribuições de determinado cargo na organização, podemos estabelecer uma remuneração adequada.

Quais são as principais funções da descrição de cargo?

Todos os colaboradores da empresa precisam compreender clareza suas funções e suas responsabilidades. Esse é o fator principal de uma descrição de cargos.

Existem outros que complementam a efetividade dessa operação, vejamos a seguir:

Recrutamento e seleção

Quando surge uma posição de trabalho na empresa, o departamento de RH terá melhor direcionamento para buscar por um profissional no mercado. A busca por currículos adequados será mais rápida, proporcionando mais eficiência no departamento na conclusão do processo.

Uma auditoria

Muitos auditores quando estão no departamento de RH solicitam toda a documentação dos funcionários e também aquelas que normatizam as práticas da empresa. É bastante comum proceder com a comparação de cargos, funções e salários para detectar discrepâncias entre funcionários de um mesmo setor.

Avaliação de competências

Identificar as competências e as habilidades será um processo mais dinâmico e rápido se a descrição de cargos estiver completa e atualizada. Assim será mais fácil avaliar o perfil de cada funcionário e identificar melhor as potencialidades que podem ser aproveitadas na empresa.

Exemplo de descrição de cargos

Vamos a seguir dar uma resumida para demonstrar como pode ser preparada uma descrição de cargos. Como exemplo teremos uma vaga para o cargo de executivo de Recursos Humanos de uma empresa.

  • Nome do Cargo = Técnico de RH
  • Departamento = Recursos humanos
  • Jornada Laboral = Durante o dia, full-time
  • Horário de Trabalho = De segunda a sexta, das 9h às 17h
  • Local de trabalho = Centro do Rio de Janeiro
  • Propósito = Atrair, recrutar e selecionar os candidatos certos para atender às necessidades de pessoal da organização
  • Funções e responsabilidades = Realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal. Elaborar os relatórios dos candidatos e realizar o onboarding de novos funcionários. Manter atualizado o banco de dados de perfis profissionais
  • Experiência profissional anterior = 3 anos de experiência em cargos similares
  • Competências e habilidades = Habilidades de análise e planejamento, boa comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, adaptação à mudanças, orientação ao cliente
  • Formação = Graduação superior em Psicologia ou Gestão. Conhecimento de psicologia organizacional, direito do trabalho e gestão de recursos humanos.

Estamos chegando ao fim desse artigo que trouxe para você algumas informações a respeito da descrição de cargos, algo tão útil e importante para as empresas.

Esperamos que este texto ajude você a ter uma ideia mais precisa de como criar este procedimento em sua empresa.

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