Escala 5×1: você sabe como funciona? Vamos tirar suas dúvidas

As escalas de trabalho que são criadas nas empresas visam a estruturação dos dias e dos horários dos trabalhadores. Toda escala é pensada de acordo com as necessidades para o melhor andamento do negócio.

Nas escalas é que se estabelecem os dias e todo o período que os funcionários precisam trabalhar. Também é através da escala que se organiza os dias em que irão folgar para que a jornada da empresa aconteça.

Todas as escalas representam a distribuição dos horários de trabalho ao longo dos dias que compõem a semana, e existem diversos tipos de escalas como 6×1, 5×1, 5×2, 12×36 entre outras opções, de modo que a empresa tenha o maior aproveitamento de seus funcionários nos setores onde são necessários.

Nesse artigo vamos tratar da escala conhecida como 5×1, entender o que isso significa, o que diz a lei e pretendo tirar o máximo de dúvidas a respeito dessa jornada de trabalho.

Como é o funcionamento da escala 5×1?

Na escala 5×1 o funcionário nela escalado trabalha durante cinco dias e folga um na sequência, ou seja, na prática significaria dizer que o colaborador folga no domingo.

Nem sempre é dessa forma. Para que o fluxo de trabalho não seja paralisado, a empresa cria uma planilha ou um sistema organizacional que integre todos os funcionários.

Essas planilhas são feitas em Excel por alguém que tenha o controle da escala e da produção da empresa. Geralmente é feita à mão, mas com o avanço da tecnologia, existem opções mais adequadas atualmente. Um exemplo são as ferramentas direcionadas às boas práticas de RH.

Existe hora extra na escala 5×1?

É possível realizar hora extra normalmente, desde que não interfira nos aspectos legais do trabalho. De acordo com a CLT, só é possível realizar 2 horas extras por dia trabalhado.

Algo que deve ser bem estudado com relação as horas extras, é se as folgas aos domingos estão sendo respeitadas. Além disso, se assegurar que os funcionários tenham seu intervalo para almoço durante a jornada e observar se o intervalo entre as jornadas não está sendo menor que 11 horas.

Sabendo disso, a hora extra poderá ser solicitada normalmente no formato de pagamento adicional ou acúmulo em banco de horas.

O banco de horas funciona quando a empresa opta por diminuir a jornada do funcionário em outro período de trabalho no lugar de pagar a hora extra em dinheiro. Essa é uma alternativa prevista por lei e pode ser integrada ao tipo de escala 5×1.

Onde a escala 5×1 funciona melhor?

Esse tipo de escala serve para empresas no segmento de conveniência pública, atendimento ao cliente, entre outras. Vamos ver dois exemplos a seguir:

Telemarketing

O telemarketing tem uma demanda de atendimento contínuo para que os usuários dos serviços cobertos pelos telefonistas não fiquem desamparados. Alguns setores que se utilizam do serviço de telemarketing não pode parar.

Para essas empresas pode existir até 3 turnos de equipes, para que o serviço sempre esteja ativo.

Portarias de prédios

Na portaria dos prédios onde a presença representa segurança e conforto aos moradores. Prédios residenciais precisam ter a portaria funcionando durante 24 horas ininterruptas.

Prédios comerciais, apesar de não funcionar para o público o tempo todo, precisam ter porteiros para organizar o fluxo de pessoas que entra e sai. Inclusive nesses locais, durante a noite é que costumam ser realizadas reformas e instalações que não podem acontecer no horário comercial.

Quais profissões a escala 5×1 costuma funcionar?

Nas profissões e serviços que realizam alguma modalidade de atendimento ao cliente. Também existem as profissões onde a paralisação de seus serviços poderia acarretar em grande perda para a sociedade de modo geral, tais como:

Saúde

Na saúde existem os médicos, enfermeiros e os cuidadores de idosos, profissões em que a vida de terceiros dependem da presença dos colaboradores. São esses os profissionais que não podem parar e a escala 5×1 funciona muito bem.

Segurança

A segurança, a proteção e defesa dos ambientes, segurança patrimonial e das pessoas também consta entre serviços importantes. São nesses casos que a escala 5×1 funciona bem quando existe a troca de turnos.

Algumas empresas costumam ter 4 turnos trabalhando, de 6 horas cada, para se fechar a escala diária.

Essas são algumas das áreas profissionais que têm em comum a necessidade de permanecer ativas por todo o tempo, sem interrupções e com alta rotatividade de funcionários. Esses são dois exemplos da escala de revezamento, a melhor modalidade para comportar a rotina trabalhista.

O que caracteriza a escala 5×1?

Uma grande característica da escala 5×1 é fazer com que a empresa não precise parar suas atividades em nenhum momento. Sempre haverá um funcionário cobrindo o outro permanentemente.

Para que isso aconteça dentro da lei, é preciso assegurar alguns direitos aos trabalhadores, como o descanso semanal.A CLT prevê a obrigatoriedade do descanso semanal remunerado aos funcionários em um período de 24h contínuas e esse descanso deve ser oferecido preferencialmente aos domingos.

Devido à natureza do trabalho em escala 5×1, nem sempre será possível a folga nesse dia. A a lei prevê então que a folga aos domingos seja obrigatória e realizada a cada 7 semanas, para homens. No caso das mulheres, a lei prevê a folga a cada 15 dias, em razão de dupla jornada.

O não cumprimento desta norma pode trazer prejuízos para as empresas, como multa.

Outros tipos de jornada de trabalho existentes

Não é a escala 5×1 a única disponível no mercado de trabalho. Existem outras escalas e cada uma com suas particularidades. A seguir vamos ver com mais detalhes as escalas 5×2, 4×2, 6×1, 12×36, 18×36 e 24×48.

Escala 5×2

A escala conhecida como 5×2 existe quando o funcionário trabalha 5 dias na semana e folga dois, sendo eles consecutivos ou não. Com isso ele possui uma jornada de 44 horas semanais, sendo divididas em cinco dias.

De acordo com a Sumula 146 do TST, se o funcionário trabalhar no domingo ou no feriado, esses dias devem ser pagos em dobro e é válido para qualquer tipo de escala.

Escala 4×2

A escala 4×2 funciona quando o funcionário trabalha quatro dias consecutivos na semana e folga dois dias. Ele acaba possuindo um turno maior nos dias trabalhados, sendo que ao final do mês ainda terá um total de 220 horas trabalhadas.

Escala 6×1

A escala de trabalho conhecida como 6×1 existe quando o colaborador trabalha 6 dias consecutivos e possui um dia de folga, que normalmente são aos domingos. Esse tipo de escala também pode ocorrer algum tipo de variação na forma de cumprimento da jornada de trabalho.

Mas atenção. qualquer alteração deve estar de acordo com os sindicatos ou com algum acordo coletivo com seus colaboradores.

Escala 12×36

A escala de trabalho conhecida como 12×36 existe quando o contratado da empresa trabalha 12 horas consecutivas e tem 36 horas de descanso. Esse tipo de escala só existe quando são atividades que necessitam de uma jornada maior e é prevista por lei na súmula 444 do TST.

Também precisa ser autorizada através de acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.

Escala 18×36

A escala 18×36 acontece quando o funcionário trabalha 18 horas seguidas e tem 36 horas de descanso. É uma escala bem puxada para quem se propõe a fazê-la.

Não é uma escala muito comum de se ver nas empresas, mas existem situações que a escala 18×36 se faz necessária.

Escala 24×48

Essa é a mais puxada escala de trabalho existente, pois nela o trabalhador trabalha por 24 horas consecutivas e tem 48 horas de descanso. Esse tipo de escala normalmente é realizada por pessoas da área da saúde.

Onde mais se observa a escala 24×48 é na classe dos médicos e enfermeiros. Eles normalmente trabalham por plantões. Outra situação que se habilita para a escala 24×48 são os cobradores de pedágios nas estradas.

Também podemos encontrar a escala 24×48 no segmento da segurança, como os vigilantes e os policiais.

O revezamento na escala 5×1

Na escala 5×1 a sua melhor eficiência acontece quando a função a ser cumprida necessita de revezamento. Isso significa que mais de um funcionário ocupa a mesma função em horários alternados.

Essa prática normalmente recebe o nome de turno, bastante comum em algumas empresas. Cada turno se inicia no momento exato em que o turno anterior termina, de modo que haja o rendimento do funcionário, ou seja, que ele seja substituído por outro sem que o posto fique vazio.

É possível associar a escala 5×1 com o serviço prestado pelos soldados que trabalham nos quarteis. Outro grupo são os vigias noturnos que trabalham em condomínios ou empresas.

O que é necessário para a escala 5×1 funcionar?

Para se cumprir toda essa jornada, são necessários três funcionários por função na escala 5×1. Desse modo os horários podem ser cumpridos sem lacunas, ou seja, o trabalho nunca estará abandonado.

Fica como importante dica para quem opta pela escala 5×1 a contratação de um quarto trabalhador.

Esse trabalhador chega para ocupar o posto em caso de faltas, ausências, licenças médicas ou férias, e esse trabalhador é chamado de folguista.

Como exemplo desse tipo de função seria a portaria de um prédio onde jamais pode ficar sozinha.

Qual o tempo de uma jornada 5×1?

Na escala 5×1 a jornada de trabalho têm como duração 7 horas e 20 minutos, em caso de folgas semanais comuns, no caso de folgas duplas a duração da jornada será de 7 horas e 33 minutos.

A folga dupla acontece para que se possa preencher alguns buracos no decorrer da escala, como exemplo em empresas onde há muitos colaboradores.

A empresa precisa assegurar ao funcionário um período destinado para as refeições que normalmente tem duração de 1 hora, com o limite máximo de 2 horas previsto por lei.

É importante que se cumpram a lei quando o colaborador estiver prestando serviços para a empresa.

Não se pode exigir do funcionário trabalhar no regime de 8 horas por jornada, a não ser que a empresa se disponha a pagar hora extra.

Chegamos ao fim desse artigo. Falamos bastante a respeito da escala 5×1 das empresas e também demos um pouquinho de atenção para as outras escalas existentes. É muito importante saber todos os detalhes da escala 5×1 para que problemas futuros não venham a aparecer.

Espero que tenha gostado desse artigo. Se gostou compartilhe em suas redes sociais.