Controle de ponto online via geolocalização, você conhece?

Nos últimos anos as tecnologias tiveram uma evolução enorme e a geologalização vem evoluindo também com o passar do tempo. Há tempos atrás a geolocalização estava restrita aos radares que auxiliavam a encontrar aviões e navios através dos nossos satélites. Essa tecnologia está instalada também em nossos aparelhos de celular, tablets, computadores e outros dispositivos, que tornaram a geolocalização uma tecnologia extremamente acessível.

O fato da geolocalização conseguir mostrar a localização onde uma pessoa está é maravilhosa. Trouxe um grande avanço e a possibilidade da utilização dessa tecnologia em diversas aplicações naturais do nosso dia a dia, e um exemplo onde a geolocalização está sendo utilizada é no controle de ponto online. A partir da geolocalização é possível definir a localização geográfica, com as coordenadas de latitude e longitude dos dispositivos com essa tecnologia e que o funcionário ao utilizar um controle online de ponto consegue através do seu próprio celular fazer a marcação do ponto.

O que faz a geolocalização acontecer?

O principal componente que faz a geolocalização ser possível é o GPS – Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global – que inicialmente foi criado e desenvolvido para as atividades governamentais nos anos 70.

Como a geolocalização ajuda no controle de ponto online?

Controlar a jornada de uma empresa é uma das tarefas mais importantes do departamento de RH, pois precisa ser feita sem erros, e por se tratar do controle da jornada de funcionários, um mínimo deslize pode ser um grande problema no momento de fechar a folha de pagamento da organização. Qualquer falha coloca em risco todas as etapas que dependem dessas informações, por esse motivo a tecnologia da geolocalização é um sistema muito bem aceito no controle de ponto eletrônico no que diz respeito ao registro do horário dos colaboradores com a certeza de que eles estão fazendo esses registros no lugar correto. Caso o funcionário tente fazer o registro de ponto em um lugar fora da empresa, ou do espaço determinado, o próprio aplicativo acusa que ele não está na dependência da empresa.

Como é fornecido a geolocalização no sistema de ponto online?

O registro de ponto online via geolocalização vai utilizar os dados da localização fornecidos pelo próprio aparelho celular do tipo smartphone ou também no tablet aparelho onde o aplicativo do sistema de ponto online está instalado. Como as informações são obtidas através do satélite, essas são muito precisas e indicam exatamente o local onde a marcação está sendo feita.

No momento que o funcionário faz o registro da entrada, ou de sua uma pausa ou a saída, o sistema identifica as coordenadas onde a atividade foi realizada. Em questão de segundos, compara com as informações definidas pela empresa, como por exemplo, o lugar ou a área delimitada para a realização do trabalho.

Se o local for diferente do que foi permitido já previamente registrado pelo responsável, uma mensagem é enviada em tempo real para o gestor. Desse modo, é possível checar a ocorrência e, se for preciso, falar com o funcionário.

Quais as vantagens dessa funcionalidade?

Esse registro de ponto online de jornada com geolocalização tem como vantagem nos trabalhadores que não permanecem fisicamente no escritório, na empresa. Em muitas organizações é comum que alguns funcionários estejam fora ou viajem em boa parte da sua jornada de trabalho. Hoje em dia é bem comum o colaborador passar mais tempo executando suas tarefas fora do escritório do que dentro dele, isso o impede de registrar a jornada da mesma maneira que o restante da equipe. Exemplos de alguns profissionais em deslocamento constante são:

– Vigilantes;

– Motoristas;

– Profissionais de eventos;

– Seguranças terceirizados;

– Vendedores externos;

– Arquitetos;

– Advogados;

– Engenheiros;

– Profissionais de merchandising;

– técnicos;

– Jornalistas.

Além disso, trabalhar fora da empresa é uma tendência de mercado que acontece no mundo todo, que já vem se desenhando no horizonte de empresas de diferentes setores, o que obrigatoriamente leva gestores e profissionais de RH a se adaptarem a esse novo cenário.

Só a título de informação, no ano de 2018 o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – identificou 3,8 milhões de pessoas que no Brasil trabalhavam em home office, um recorde nesta modalidade no país, e já estamos em 2022 onde esse número aumentou em muito, inclusive pelo período da Pandemia que passamos entre 2020 e 2022 onde mais pessoas passaram a trabalhar nesse regime.

Quais os benefícios do ponto online via geolocalização?

São inúmeros benefícios e vantagens do registro online de ponto via geolocalização, sendo um dos melhores benefícios é que esse recurso evita fraudes no sistema. Essa é a solução ideal que oferece máximo controle para a empresa, em relação a equipes externas e profissionais em home office. Assim, qualquer divergência pode ser conferida imediatamente.

Essa questão também ajuda a identificar entradas específicas, como os registros referentes a cada filial, mesmo estando cada uma em uma localidade diferente. Na hora de organizar e analisar os dados, isso é importante para facilitar o mapeamento geral da equipe de trabalho.

Mas como foi dito logo acima, o melhor é a confiabilidade do sistema, já que não pode ser alterado de maneira nenhuma, manipulado por algum funcionário pois o registro é feito de forma automática e sendo impossível desfazer esse registro. Os empresários e o departamento de RH podem ter a certeza que aquele registro realmente diz respeito à marcação de ponto fidedigna em questão.

Qual o melhor sistema de ponto online contratar?

A PontoGO possui um serviço de ponto online completo.  É possível mandar um e-mail para o funcionário convidando-os para participar do sistema. Assim, ele cria sua própria senha de acesso, permite a localização em tempo real, além de registrar os pontos de forma simples.

A empresa também consegue acompanhar todos os pontos em tempo real, fazer ajustes, fechar a folha, gerar relatórios e muito mais. O sistema da PontoGO oferece vários planos que permite o cliente escolher o melhor para a sua empresa, por  exemplo, se a empresa possui mais de 20 funcionários, então o plano ideal é o Pequena Empresa, em que é possível cadastrar até 25 colaboradores, além de pontos, abonos e ajustes ilimitados.

A interface da PontoGO é super intuitiva e fácil de manusear, sem segredos, mas caso o usuário precisar de ajuda temos uma equipe especializada que oferece suporte no próprio site ou através do telefone. Todos os funcionários que utilizam o sistema da PontoGO podem usá-lo pela web ou baixar o aplicativo que gera mais facilidade, o App está disponível para as duas plataformas:  Android e iOS.

Quais as funcionalidades da geolocalização?

Esse sistema permite uma grande abrangência de possibilidades aos usuários. Não só no sistema de controle de pontos das empresas, mas a tecnologia de geolocalização tem sido utilizada em diferentes aplicações no nosso dia a dia, nas empresas e pela sociedade como um todo. Vamos ver a partir de agora algumas das principais funções da geolocalização.

  • Geobehavior

Como diz o próprio termo, behavior, essa modalidade foi criada para traçar perfis comportamentais a partir de determinadas regiões, ou seja, analisando os hábitos do público e traçando padrões úteis para o processo de construção de produtos, serviços ou campanhas de marketing. Podemos dizer que a geobehavior proporciona uma série de informações fundamentais para que as melhores estratégias empresariais sejam elaboradas, a fim de que empresas alcancem o sucesso na hora de direcionar suas campanhas.

Imagine como exemplo um Shopping Center , que através dessa tecnologia pode passar a entender quais são os períodos do dia em que as salas de cinema têm maior movimentação pode ajudar na captação de clientes. Considerando que o volume de consumidores é alto, as chances de que a estratégia gere efeitos positivos são significativas.

  • Geoprocessamento

Não é novidade que cada decisão tomada nas empresas exige bastante análise para que as informações sejam processadas. O mesmo raciocínio se aplica ao geoprocessamento, sendo correto afirmar que essa tecnologia é direcionada ao tratamento de dados. Um fato a se destacar é que as informações geográficas são relevantes para análises espaciais, como exemplo disso a Nasa, que consegue fazer análise de queimadas na Floresta Amazônica através dessa tecnologia.

Esse tipo de análise apresenta informações cruciais para que se possa avaliar o nível de impacto ambiental, planejamentos de rotas, estratégias para redução de danos, estudos de viabilidade para o estabelecimento de uma hidrelétrica, entre outras questões. Para esses aplicativos ou softwares que utilizam a tecnologia de geoprocessamento podem ser muito úteis para jornalistas, geógrafos, estatísticos e até mesmo profissionais de marketing. Ferramentas de desenvolvimento de mapas interativos ou de análise foram criadas com a finalidade de atender às mais variadas necessidades, como o Mapbox, o Waze e o Google Maps, por exemplo.

  • Geomarketing

As aplicações mais comuns para nós usuários nos dias de hoje com a geolocalização estão voltadas para nosso setor de RH e do marketing. Isso se dá pelo fato de que essa técnica utiliza a localização de um determinado público para definir estratégias que podem ser voltadas para diversas causas, como reforço de reputação, divulgação de produtos ou serviços, entre outras ações. Também para os funcionários que fazem parte de determinada empresa mas não precisam estar no local físico para garantir que estão trabalhando, podem trabalhar de qualquer ponto do planeta e registrar a sua jornada através do sistema de controle de ponto online.

Portanto, a geolocalização permite utilizar a análise de dados geográficos para identificar no local exato onde se encontra o colaborador da empresa e mostra as tendências comportamentais mercadológicas, permitindo monitorar a concorrência e dessa forma gerar informações importantes para a correta tomada de decisões nas organizações.

Espero que esse artigo possa ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre o ponto via geolocalização e tudo o que essa tecnologia pode oferecer.

Em nosso blog PontoGO diariamente temos novos artigos feitos para você.

Até lá.