Tudo sobre Carteira de Trabalho Digital

Por determinação do Governo Federal agora a carteira de trabalho ganhou uma versão digital, a carteira de trabalho digital. Essa nova opção já é utilizada desde 2019 pela maioria das empresas e está disponível em todo o Brasil.

Ela pode ser solicitada online pelo site gov.br ou através da loja de aplicativos dos aparelhos celulares. Nesse artigo vamos falar muita coisa a respeito do funcionamento e como fica a utilização da carteira de trabalho digital nas empresas e por parte do trabalhador.

O que é a carteira de trabalho digital?

A carteira de trabalho digital equivale à carteira de trabalho emitida em papel que muitos de nós conhecemos. A emissão desse documento é feita totalmente em meio eletrônico e tem como identificação única o número do CPF de cada pessoa.

Por determinação do Governo Federal agora a carteira de trabalho ganhou uma versão digital, a carteira de trabalho digital. Essa nova opção já é utilizada desde 2019 pela maioria das empresas e está disponível em todo o Brasil.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o trabalhador ao ser contratado em um novo emprego, não precisa mais apresentar a carteira de trabalho em papel, para isso, basta informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

Com a habilitação da carteira digital, todas as informações sobre a contratação do trabalhador passarão a ser lançadas no documento digital, inclusive se existir alguma marcação na antiga carteira de trabalho em papel, esses dados serão automaticamente transferidos para o meio digital.

Todos os dados a respeito do funcionário com relação a marcações de salários, data de admissão e demissão, alteração de salários, marcação de férias, seguro-desemprego  e o que mais tiver que ser registrado, agora é feito na carteira de trabalho digital.

O que acontece com a carteira de papel?

A carteira de papel, para quem tem, continua valendo normalmente. O governo recomenda que o trabalhador guarde, pois inclusive ela é um documento, e portanto, poderá ser necessário futuramente no processo de se comprovar o tempo de serviço prestado que está registrado nela.

Além disso, se o trabalhador for contratado por uma empresa que não utiliza o eSocial, ainda vai precisar da versão de papel da carteira de trabalho. Portanto, segue valendo seu uso.

Em muitos casos, desde a mudança para carteira de trabalho digital, quando um novo trabalhador é contratado por uma empresa em regime CLT, ele não precisa mais apresentar a carteira em papel, tudo é feito no sistema digital.

Como é feita a contratação pela carteira de trabalho digital?

O trabalhador quando for contratado por uma empresa terá que informar o número do seu CPF, onde através dele a empresa deverá informar todos os dados referentes a contratação, aumento salarial, férias e outros dados do e-social.

Em alguns casos, a empresa ainda pede outros dados da CTPS, mas para isso, basta que você tenha prints ou um PDF retirado do próprio aplicativo para comprovação que pedem.

Essas informações vindas do digital substituem as anotações que antes eram realizadas no documento físico. Mais uma facilidade para trabalhador e empresa, ainda mais para quem exerce cargos em home office, por exemplo, não necessitando enviar documentos pelos correios. 

O que mudou com a chegada da carteira de trabalho digital?

A principal diferença com a chegada da carteira de trabalho digital é que atualmente todos os contratos de trabalho novos ou já existentes e todas as anotações como férias, salário, etc., serão feitas apenas eletronicamente na carteira de trabalho digital.

O trabalhador pode acompanhar todas as modificações relacionadas ao seu cargo através do aplicativo ou pela internet. A carteira de trabalho física ainda é utilizada apenas pelos trabalhadores contratados em alguns órgãos públicos e instituições internacionais.

Onde eu posso solicitar a Carteira de Trabalho Digital?

Para fazer uso da CTPS digital basta você acessar o site gov.br ou baixar o aplicativo na loja do seu smartphone. 

O cadastramento é bem simples e rápido. Se você já tem cadastro no gov.br fica unificado todos os seus dados, reduzindo o preenchimento de informações. Se ainda não tiver, precisará preencher as informações solicitadas. 

Após se cadastrar no Gov.br você precisa procurar o serviço onde está escrito Obter a Carteira de Trabalho e ao entrar você irá clicar no botão Iniciar, é só buscar por esse botão que está em destaque na tela do seu computador. 

Após isso, entrar na próxima tela onde diz gov.br., faça o login digitando o CPF e a senha cadastrada no Gov.br.

Passo a passo para a carteira de trabalho digital

Na próxima tela irá aparecer algumas opções, e você precisará procurar por Carteira de Trabalho Digital. Você clica e tem a partir disso acesso a todos os seus dados pessoais contendo as últimas três anotações dos últimos vínculos empregatícios, incluindo todas as datas de admissão e demissão.

Descendo a tela, estarão disponíveis todos os contratos de trabalho que você já teve. É importante destacar que se você encontrar algum ponto divergente ou informação incorreta, será preciso você procurar no painel um botão onde está escrito Indique Divergência.

A partir desse momento, você irá escrever no campo que se abre qual é a divergência de informação encontrada e ao final você clica em confirmar para que seja enviado ao Ministério do Trabalho para a correção, alteração ou inclusão dos dados.

Na aba Anotações da carteira de trabalho digital você encontra todas as anotações já realizadas, todo o seu histórico como aumento salarial, início e fim de contrato e férias, da mesma forma como na carteira de trabalho física.

Em Observações estarão anotadas as informações pertinentes assim como na carteira de trabalho antiga. Por último, na aba descrita como Painel Laboral estão descritas todas as informações comparativas de sua carteira como tempo de trabalho de cada empresa, a média salarial e ainda é possível encontrar um gráfico que mostra a sua evolução salarial na empresa.

Como funciona a carteira digital de trabalho no App?

Baixe o aplicativo no Play Store ou na Apple Store do seu celular. Após baixar basta instalar e clicar em Entrar. Faça seu login através do CPF e senha que você cadastrou no portal Gov.br e clique no botão Autorizar.

Na parte inferior da tela do aplicativo aparecem algumas ferramentas como Início, Contratos, Enviar, Benefícios e Mais, já na parte superior estão algumas informações correspondentes ao usuário como Nome, CPF e Foto. Nessa mesma parte superior você tem acesso aos seus dados cadastrais.

Voltando para a parte inferior do aplicativo, na aba Contratos você tem acesso ao histórico de trabalhos contendo as informações de contrato e da empresa que já tenha trabalhado. Você também pode verificar os detalhes de cada contrato nessa mesma tela no símbolo de Mais ( + ) que aparece em destaque a direita do campo correspondente a cada contrato de trabalho.

Clicando no símbolo destacado Mais (+) os detalhes do contrato serão exibidos, mostrando dados da empresa, o cargo que você ocupou, o salário e outras informações. Na aba Anotações estarão as anotações e observações feitas referentes ao contrato que está sendo detalhado.

Na aba Gráficos será mostrada a sua média salarial na empresa e toda a evolução do tempo que permaneceu, ou seja, se você teve aumento de salário e quanto foi esse aumento, tudo através de um gráfico.

Assim como no site, ao usar o aplicativo você pode imprimir seus dados, para isso basta ir na aba Enviar que você poderá imprimir ou enviar para alguém através da internet os dados que precisar, diretamente do aplicativo da Carteira de trabalho digital.

Na aba Benefícios você encontra informações sobre o abono salarial, benefício emergencial e o seguro desemprego que poderá ser consultado ou solicitado. Existe ainda a aba Mais, onde você tem acesso a serviços de ajuda e todos os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência.

Posso guardar em papel essas informações contidas na carteira de trabalho digital?

Sim, você ainda tem a opção de imprimir a sua carteira de trabalho digital no botão Imprimir Carteira. Em seguida, abre uma janela para que você possa escolher quais informações deseja imprimir.

Se quiser imprimir todos os dados contidos na carteira de trabalho digital, basta clicar na opção que diz Todos os Dados da Carteira e pronto, tudo que está disponível na carteira de trabalho digital será impresso. Se não, basta selecionar somente os contratos que quer informar e depois imprimir. 

A carteira de trabalho digital está disponível para todos de forma gratuita, empresas e colaboradores. Como vimos nesse artigo, ela é bastante útil e trouxe muitas melhorias, proporcionando modernidade , agilidade e avanço tecnológico.

Se você quer se informar sobre as mudanças trabalhistas, acompanhe o blog PontoGo e saiba tudo sobre o assunto.