Bater ponto: qual a importância, o que diz a lei

Imagine que você trabalha no RH de uma empresa e recebeu uma missão que é implantar um controle de ponto para os funcionários que ali trabalham.

Por onde começar? Como implantar esse sistema do zero? Como bater ponto? Acredito que nesse momento sua cabeça deva ir as alturas com muitas dúvidas sobre como executar essa missão.

Como vai ser convencer os funcionários que eles deverão começar a bater ponto? Não será uma tarefa fácil, mas há uma saída.

Qual importância de bater ponto na empresa?

O bater ponto nas empresas é muito mais que uma forma de registrar os horários dos funcionários, é a principal fonte da transparência entre uma empresa e seus colaboradores.

Essa é uma das formas de mostrar que a empresa valoriza a relação de trabalho mantendo tudo muito organizado e registrado.

Um dos tópicos de maior importância em começas a bater ponto na empresa é justamente a transparência que a prática irá trazer para a empresa. Isso é fato pois nenhum de nós gosta de trabalhar mais tempo do que o combinado, sem ser remunerado por isso.

Bater ponto registra a jornada do colaborador

Da mesma forma as empresas não gostam que os seus colaboradores se atrasem ou faltem e tenham que pagar por esse dia faltoso na jornada mensal. Quando existe a periodicidade em bater o ponto, começa a existir um arquivo oficial com todo o trajeto da jornada do colaborador.

Nesse momento será possível saber quem chega no horário ou quem sai mais cedo. Aqueles que faltam com frequência e até os que se atrasam.

A marcação do ponto também é uma forma de garantir segurança jurídica para a empresa e para os funcionários. É através do relatório gerado após essa prática que as horas extras podem ser recebidas, ou os descontos por atrasos descontados.

O que diz a lei?

No artigo 58 da CLT, a jornada normal de trabalho de um funcionário em regime celetista deve ser de até 8 horas diárias. Não devem ser descontadas nem computadas como hora extra qualquer variação de horário que exceda cinco minutos.

Já o artigo 59 da CLT prevê que essa jornada pode ser aumentada no máximo até 2 horas extras diárias, com pagamento de pelo menos 50% superior à da hora normal.

Controlando a jornada dos funcionários, é muito mais fácil respeitar esses limites e ter um cálculo preciso dessa remuneração. Nesses dois artigos pode-se entender o quão importante o registro de ponto é para uma empresa.

As horas extras

Sempre as horas extras aparecem entre as principais causas de processos na justiça do trabalho. Essa quantidade de processos mostra o reflexo do quanto as empresas negligenciam o controle de jornada de funcionários.

Quando a empresa possui um controle eficiente da jornada de trabalho, ela gerencia melhor as horas extras, evitando mal-entendidos no futuro.

Os profissionais que trabalham com o departamento de recursos humanos certamente já receberam contestações de funcionários por algum desconto no salário ou pelo não pagamento de um adicional.

Esse tipo de situação acaba ocasionando conflitos não saudáveis para o clima organizacional de qualquer empresa. Esse é um dos principais motivos para que o controle do ponto seja implantado.

Quando se tem um bom controle de ponto e o RH recebe uma reclamação de um colaborador referente a horários não computados na folha de pagamentos, é mais tranquilo consultar a informação em sistema.

Os processos trabalhistas

O meio mais importante para evitar um processo trabalhista é não dar motivos para que eles aconteçam. Se uma empresa não controla e não remunera as horas extras dos colaboradores corretamente, uma hora ela será processada.

Se um funcionário vier a acusar uma empresa de estender a jornada mais do que o permitido, como você poderá provar o contrário?

Isso se torna bem difícil, e por situações como essa é que as anotações do ponto é uma prova importante e incontestável contra processos trabalhistas desse tipo.

O que fazer para não ser processada?

Para a empresa não cair em um processo trabalhista relacionado a horas extras, as empresas precisam ter um bom controle de ponto para seus funcionários.

Algumas adotam o controle de ponto tradicional, pensando ser o mais fácil e barato, É justamente o contrário. O ponto tradicional pode trazer diversos problemas para a organização, como o pagamento de horas extras inexistentes, a não marcação de faltas e até mesmo o cálculo de horas incorretos.

Qualquer uma dessas situações traz prejuízos para a folha de pagamento de uma empresa.

A melhor solução para a empresa é o sistema controle de ponto online. Nele todas as horas são devidamente contabilizadas de forma correta, evitando problemas futuros.

O melhor sistema para bater ponto

Primeiramente pense em analisar o momento atual que a sua empresa se encontra. Ela está buscando inovar e trazer uma ferramenta que seja útil? Um sistema que tenha agilidade nos processos do RH e traga segurança para sua empresa?

Atualmente a melhor forma de bater o ponto em uma empresa é através do ponto alternativo, ele é o que existe de mais novo no controle de jornada nas empresas. Todo o processo é feito de forma online.

Ainda traz recursos importantes como a mobilidade, o armazenamento em nuvem, a segurança no armazenamento de dados e diversas formas de registro.

É importante que essa nova ferramenta seja de fácil utilização, intuitiva, ágil e faça cálculos automáticos.

Conheça a PontoGO

A PontoGO tem um sistema maravilhoso que controla a jornada de ponto online de empresas de todos os tamanhos. Temos clientes com 2 funcionários, bem como outras com a folha de pagamento com mais de 500 colaboradores.

Conheça todas as funcionalidades que o controle de ponto online da PontoGO pode oferecer.

Como estimular o funcionário a bater o ponto

Gostaria de expor aqui a importância de estimular os colaboradores das empresas a colaborar com a implantação no registro de controle de ponto.

A empresa precisa demonstrar essa importância e tirar todas as dúvidas que os funcionários venham a ter quando for decidido instalar um sistema de controle de ponto.

Não demonstre dureza na implantação, seja leve, nos dias de hoje uma das coisas que os colaboradores mais buscam nas empresas é flexibilidade. Quando se decide instalar um sistema de controle de ponto eles imaginam que as regras serão endurecidas.

Seus funcionários podem aceitar melhor a ideia se a empresa não escolher uma forma de controle ultrapassada. Opte por uma ferramenta moderna, fácil de usar e intuitiva. A melhor formas disso acontecer é demonstrar o quanto é fácil fazer o registro do ponto por meio do celular.

Comece a bater ponto aos poucos, mesmo que no começo aconteçam falhas ou esquecimento, não desista, faz parte do processo. O importante é começar e seguir em frente.

Espero que esse artigo tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas em relação a importância de bater o pornto corretamente nas empresas.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos através das redes sociais.

Até breve!