Controle de ponto de funcionários terceirizados: como fazer este registro?

É muito comum várias empresas contratarem funcionários terceirizados, seja pela facilidade, pelo orçamento ou qualquer outro motivo.

Funcionários terceirizados, como o nome já aponta, são pessoas de uma empresa específica que prestam serviços para outra. Ou seja, não são empregados da da empresa que se beneficia com o seus serviços.

Nesse sentido, uma série de dúvidas podem surgir quando pensamos nas melhores formas de fazer a gestão desses colaboradores. Em primeiro lugar, é preciso entender exatamente quem são essas pessoas e o que diz a lei sobre esse tipo de contratação.

Hoje, vamos falar especificamente sobre o controle de ponto de funcionários terceirizados. É muito importante entender qual é a responsabilidade da empresa de origem e da empresa que está contratando os serviços terceirizados, assim garantimos que todo o processo será feito dentro das normas e de maneira ideal.

Vamos lá, então? Tenha uma ótima leitura!

O que diz a lei sobre a contratação de funcionários terceirizados?

De acordo com a Lei nº 13.429, os profissionais que são prestadores de serviços têm direito à carteira assinada, férias, 13º salário, pagamento de horas extras, FGTS, etc.

Porém, apesar de tudo isto, a empresa gasta menos contratando funcionários terceirizados, pois não é obrigada a oferecer vale transporte, vale refeição e alimentação, além de reduzir os gastos com rescisão e trocas de funcionários.

E apesar de tudo isto, estas empresas têm dificuldade na hora de controlar o ponto destes funcionários. Então, o que fazer? A empresa pode exigir que seus funcionários terceirizados registrem o ponto?

É justamente sobre isso que vamos falar a seguir. Veja só o que acontece na prática.

Como registrar o ponto de funcionários terceirizados?

Primeiro de tudo, é bom deixar claro que a responsabilidade do controle de ponto dos funcionários terceirizados é de total responsabilidade da empresa que contratou os seus serviços. Afinal, é ela que pagará possíveis horas extras, por exemplo.

Disto isto, a melhor opção para controlar o ponto de profissionais terceirizados é usando o ponto online, pois os funcionários podem registrar seu ponto fora da empresa (para aqueles em jornada home office ou atividades externas), além de ser muito mais fácil controlar o banco de horas.

A empresa consegue ver o local exato que o funcionário bateu o ponto com a funcionalidade de geolocalização, além de poder registrar, pedir ajuste e abono de forma ilimitada.

O PontoGO é o melhor controle de ponto online existente do mercado. Ademais todas as funcionalidades citadas, temos um custo-benefício incomparável que se encaixa em qualquer tipo de empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande. Se desejar, confira todos os planos disponíveis aqui.

interface do aplicativo do pontogo
Na esquerda a interface de Relatórios do aplicativo do PontoGO, e na direita a interface de Solicitações de Abono e Ajustes.

O controle de ponto para funcionários terceirizados é obrigatório?

O controle de ponto é obrigatório para toda empresa com mais de 10 funcionários. De acordo com a Lei nº 7.855, a empresa precisa registrar sua jornada de trabalho através de algum tipo de registro de ponto perante pena de processos trabalhistas e autuação do Ministério do Trabalho.

Ou seja, por mais que a sua empresa não seja a prestadora de serviços, você contratou os serviços daquele funcionário terceirizado, então o seu negócio tem a obrigação de manter o registro de ponto daquele funcionário.

Uma observação importante: você não precisa contratar mais de 10 funcionários terceirizados para ser obrigatório o registro de ponto. Mesmo que for apenas um, dois, etc, ele conta com um profissional da sua empresa, independente de ser terceirizado ou não.

Lembrando que os funcionários terceirizados têm direito à carteira assinada, férias, 13º salário, pagamento de horas extras, FGTS, etc.

Bônus: alguns exemplos de empregos terceirizados

A maioria das empresas preferem contratar prestadores de serviços na área da limpeza e segurança. Sabe aquele evento que você foi e os seguranças tinham outro nome na farda e não da empresa que está organizando o evento? Aquele nome é o da empresa prestadora de serviço.

Outros serviços que podem ser terceirizados são: contadores, assistência jurídica, recursos humanos, transportadores, profissionais de empresas que armazenam produtos de médio ou grande porte, etc.

Se você está pensando em contratar algum destes serviços para a sua empresa, pesquise bem e veja se realmente vale a pena. Não apenas a questão de custo-benefício, mas o que realmente é melhor para a sua empresa.

Conclusão

As empresas que contratam funcionários terceirizados precisam manter seus registros de ponto seguindo as leis trabalhistas. Além disso, o funcionário terceirizado pode fazer horas extras e precisa recebê-las por elas.

E a melhor forma de manter este controle é com o PontoGO. um sistema de controle de ponto online perfeito para a sua empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande.

Então, você gostou do artigo? O seu comentário é muito importante para nós! Se você tem sugestões de outros temas, sinta-se a vontade para comentar!